Governo municipal mobiliza comunidade para a criação de um Corpo de Bombeiros

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na noite de terça-feira, 18, aconteceu no Centro de Uso Múltiplo de Irineópolis uma reunião com empresários locais, representantes de entidades do município, autoridades municipais e representantes do Segundo Batalhação do Bombeiro Militar, com sede em Curitibanos responsável pela região da qual Irineópolis faz parte.

 A intenção da reunião foi esclarecer a comunidade sobre as condições necessárias para a instalação de um destacamento do Corpo de Bombeiros Militar em Irineópolis. A proposta apresentada contempla uma parceria do poder público municipal, governo do Estado e comunidade de Irineópolis.

O Tenente Coronel João Valério Borges comandante do Segundo Batalhação do Bombeiro Militar explanou a respeito explicando que em função dos altos custos para instalação destes batalhões a proposta será de um modelo mais econômico, custeado em parceria pelos governos municipal e estadual. “Quando se fala em instalação de Corpo de Bombeiros existe a palavra parceria. Hoje não se consegue instalar nenhuma unidade em Santa Catarina em que não haja a parceria entre o Estado o município e a comunidade”, explica Borges.  De acordo com ele, o modelo de parceria exige do estado à estrutura de veículos que contempla um caminhão de combate a incêndio, uma ambulância e um carro para o centro administrativo. O Estado também custeia os bombeiros militares e as contas públicas, como: combustível e alimentação. O município entra com as instalações físicas e com dois funcionários para atuarem no centro administrativo. Por meio de um convênio celebrado entre o município e o Estado, é possível oferecer recursos para que o Corpo Bombeiro tenha condições de sobreviver e custear as despesas, além de também investir no que for necessário.     

Na primeira vez que esteve no município, o Comandante foi apresentado ao prefeito e verificou a localização da antiga rodoviária do município, que possivelmente abrigará o Corpo de Bombeiros. “O local é muito interessante, especialmente pela localização. Existe uma necessidade de adequações, mas é um excelente lugar”, disse. 

            O prefeito Juliano Pozzi Pereira irá marcar uma segunda reunião envolvendo representantes de todas as entidades do município, das empresas fumageiras, agências financeiras, empresários locais e comunidade em geral para debater sobre o assunto de forma mais ampla. De acordo com o Comandante Borges, são reuniões como essas que  possibilitam que se construa um processo de instalação de uma corporação no município. “Em vários municípios aconteceu desta forma e acredito que em Irineópolis seguirá o mesmo sistema, para nós é um prazer estar no município conversando com a comunidade.”

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Irineópolis – SC

Jornalista Ellen Colombo –MTb 0004252 SC