Os alunos da oficina de teatro do Projeto Porto União Jovem Saudável, coordenado pela Secretaria de Saúde, realizaram na tarde de segunda-feira, 17, uma apresentação teatral na escola Antonio Gonzaga, bairro Santa Rosa.
O espetáculo foi apresentado para alguns alunos e professores do ensino fundamental, no pátio da escola, com a duração de pouco mais de 20 minutos, prendendo a atenção e emocionando os espectadores.
Na peça, o grupo retrata sobre gravidez na adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e uso de drogas por meio de uma linguagem bastante intensa e curiosa. Cada um dos aproximadamente 30 jovens atores tem uma breve participação nas cenas, abordando episódios do dia a dia na sociedade: uso de drogas, prostituição, alcoolismo, doenças, falta de respeito com os pais, comércio ilegal. “Discutimos as técnicas teatrais com o grupo, mas falamos muito também sobre a responsabilidade de cada um em ter como exemplo sua própria vida”, explica Lício Ferreira, professor e coordenador da oficina de teatro.
Como o projeto está sendo concluído agora, ele será levado para o máximo de escolas possíveis, a fim de disseminar a mensagem da apresentação. Os resultados tem sido grandes e o grupo só está crescendo. “Começamos no ano passado com uns 10 alunos e hoje temos mais de 45 participantes”, diz Lício. Para o ano que vem ele pretende inovar. “Além de abrirmos mais vagas, queremos fazer um curta metragem enfocando o tema”, afirma.
Camila Godoi (42) 8402 6464
Juliano Crespo (42) 9977 1529
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porto União – SC