You are currently viewing Municípios do Planalto Norte Catarinense formarão Conselho Regional de Turismo Rural

Municípios do Planalto Norte Catarinense formarão Conselho Regional de Turismo Rural

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Planalto Norte Catarinense está mobilizado para alavancar o turismo rural e oportunizar aos agricultores a permanência no campo. Na última quarta-feira (5) Epagri, Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE, prefeituras, SC Rural, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e agricultores se reuniram em um Seminário, no município de Canoinhas, para discutir turismo e elencar prioridades para o desenvolvimento sustentável do turismo rural na região. Ao final do encontro os participantes decidiram por formar um Conselho Regional de Turismo Rural.

Marcelo Tokarski, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Canoinhas falou sobre a guerra do contestado e lembrou que a população deve “se acreditar” para que o turismo seja construído. Gilberto Neppel, da Epagri Regional Canoinhas explanou sobre a Identificação Geográfica (IG) da erva mate e seus impactos, como valorização dos produtos e da região.

Rosângela Gomes de Castro, da SOL pontuou que identidade cultural e singularidade são pontos fundamentais para o turismo. André Ricardo Poletto, do Programa SC Rural explicou que há recursos, mas que os agricultores devem se unir, pensar coletivo. O professor Bruno Pansera Espíndola falou sobre pequenos frutos e como eles podem ser cultivados e explorados pela agricultura familiar. Houve também apresentação de cases de turismo rural na região.

No período da tarde houve uma dinâmica em grupos para planejar o turismo rural para os próximos anos. Diversas sugestões foram feitas referentes à organização regional do turismo rural; capacitação; oportunidades; desafios; questões ambientais e contestado – cultura e turismo rural. Dentro destes temas foram priorizadas algumas questões, elencadas como os primeiros passos a serem tomados.

 

Desenvolvimento do turismo rural

Foi decidido que será formado um Conselho Regional de Turismo Rural, o qual deve ter aceitação e respeito dos municípios envolvidos, pois o mesmo vai lutar pelos interesses comuns no turismo rural. Em um primeiro momento foi formada uma comissão provisória, envolvendo os organizadores do Seminário e algumas entidades, além de funcionários de prefeituras, para organizar como será formado o Conselho. A capacitação voltada para a gestão e viagens técnicas de reconhecimento de empreendimentos que já trabalham o turismo rural foram levantadas como prioridade. Também foi sugerida a criação de redes de comercialização dos produtos regionais, bem como aproveitar época de colheita para atrair turistas e fazer festivais gastronômicos.  Entre os desafios estão a criação de uma legislação específica e a conscientização da comunidade para a importância e valorização do turismo. Nas questões ambientais o mais importante foi levantado como sendo a preservação e o impacto do turismo no ambiente. Já no campo cultural viu-se que é necessário fazer um resgate histórico, tanto do patrimônio como da própria cultura e gastronomia, além de criação de infraestrutura turística, como identificação, acessos, entre outros.