As Associações de Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE, da Região Serrana – AMURES e da Região do Contestado – AMURC estão realizando um feito inédito na região. Desde março fazem parte de um seleto grupo, uma Comissão Tripartite, que envolve também a Autopista Planalto Sul e a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e que discute melhorias na BR 116 e nas marginais, visando facilitar e guardar a vida dos motoristas e pedestres.
Na última quinta-feira (30) o grupo se reuniu na sede da Autopista, em Rio Negro (PR). A partir de reivindicações das Associações, que evolvem trevos, vias laterais e drenagem, mais de 100 milhões de reais em obras, a Autopista apresentou um cronograma do que já foi feito com relação ao pleito e apontou os próximos passos.
Antonio Cesar Sass, Diretor Superintendente da Autopista explicou que algumas das obras reivindicadas já estão contempladas no PAC III. A Concessionária já protocolou na ANTT pedido de estudo dos pontos críticos. A segunda etapa envolve estudo técnico, inclusive para implantação de radares. Primeiro os pontos serão analisados e serão realizadas reuniões com a Polícia Rodoviária Federal para depois reunir a comunidade e discutir ações. A Concessionária propõe até mesmo alteração de velocidade para veículos leves em alguns trechos.
Ficou acordado que ainda este ano deve ocorrer uma Audiência Pública, com a presença do governador Raimundo Colombo, com local ainda a definir. A ANTT defende que sejam feitas obras robustas, que durem e beneficiem os municípios lindeiros e os motoristas por muitos anos, como grandes trevos e passarelas.
Discutiu-se também a sinalização nas marginais e a presença maciça de caminhoneiros estacionados, o que, na opinião dos presentes, dificulta o tráfego. Os participantes lembraram, ainda, das balanças para pesagem de caminhões, uma maneira de coibir e multar os caminhões que circulam com excesso de peso, o que, além de estragar a rodovia é um grande perigo para os motoristas. A Autopista afirmou que deve colocar oito novas bases para balanças.
O presidente da AMPLANORTE e prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp enfatizou que é necessário atentar para as cargas dos caminhões e ressaltou que a Autopista e os prefeitos devem estar juntos em Brasília reivindicando a duplicação da BR 116. Rui Braun, Secretário Executivo da AMURC lembrou que é necessário olhar também o ponto de vista do pedestre e priorizar sempre na segurança.