Alunos de todas as escolas de ensino médio da região estão
recebendo nessa semana o convite individual e intransferível para o acesso à
plataforma virtual de aprendizagem do Projeto “Geekie Games”, que tem
como objetivo auxiliar os alunos na preparação do Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM) em 2014.
Os repasses de
informações aconteceram em duas datas, a primeira no município de Porto União
na terça-feira (2), e em Canoinhas nesta quarta (3). O professor orientador de
cada escola estadual dos seis municípios da SDR Canoinhas será o responsável em
entregar o convite para cada aluno de sua escola.
A integradora de
tecnologia da informação da Gered Canoinhas, Marilin Schick, explica que nesta
primeira etapa estão sendo realizados os trabalhos de cadastro, diagnóstico de
cada aluno e testes simulados no ambiente virtual, envolvendo a área de
Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. “Os
professores de sala de aula também estão sendo convidados pela direção escolar
e professores orientadores d sala de tecnologia a incentivar seus alunos a
usarem a plataforma Geekie Games”, frisa Marilin. Os alunos também
poderão compartilhar sobre sua experiência em sala de aula. Os professores da
rede estadual de ensino também receberão o convite de acesso à área do
professor na plataforma.
Este Projeto é uma
iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação,
que aderiu a este Projeto, onde todas as escolas estaduais do Ensino Médio tem a
oportunidade de participar.
Sobre
o Projeto Geekie Games
O Projeto de implantação do sistema Geekie Games foi
apresentado pela Secretaria Estadual de Educação no dia 04 de agosto para toda
rede estadual de ensino. O software apresenta uma nova forma de estduar,
levando em consideração o atual perfil dos alunos do ensino médio. O material
didático é disponibilizado de forma online, caracterizado com base nas
informações que o próprio sistema reúne sobre o usuário.
No primeiro acesso, é necessário responder a um
questionário que servirá como avaliação prévia dos conhecimento adquiridos pelo
aluno. Conforme as deficiências indiciadas, o sistema disponibiliza conteúdos
específicos para cada usuário. Também é possível emitir relatórios sobre o
avanço dos estudantes nas áreas indicadas inicialmente como deficiente.
Em 2013, cerca de dois milhões de estudantes foram
cadastrados para utilização do Geekie Games no Brasil. O acesso é permitido
através de links enviados aos professores e disponibilizados aos alunos.
Sérgio Teixeira da
Silva – Assessoria de Comunicação SDR Canoinhas