Na manhã de quinta-feira, 01 de maio, ocorreu a 44ª Corrida Rústica Wilson Buch, tradicionalmente realizada em Mafra em homenagem ao Dia do Trabalho. Mais de 350 corredores participaram da prova que passou pelas ruas de Mafra e Rio Negro, sendo que o percurso foi de 10 km para a categoria principal e de 2,6 km para principiantes.
O campeão geral masculinho foi José Eraldo de Lima, de Maringá (PR), com o tempo de 32 minutos e 13 segundos e a campeã geral feminina foi Marcela Cristina G. Cordeiro com o tempo de 39 minutos e 14 segundos. Cada um deles levou R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais). “Esse ano optamos por premiar os campeões gerais nas duas categorias, uma forma de valorizar os corredores”, destacou o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo; Juliano Munhoz. Ao todo foram distribuídos 11 mil reais entre as categorias adultas.
Marco Dittmann, veio participar da corrida tendo-a avaliado positivamente. “Somando os méritos, afirmamos que foi exemplar”. Ele, que gosta de se denominar de maraturista, tem um blog de crítica esportiva, além de realizar excursões para competição. “Fazia 25 anos que eu não vinha para a prova em Mafra e a avalio de forma muito positiva. Eu fiz questão de participar, pois acho fundamental incentivar e prestigiar as provas gratuitas para que não deixem de existir”.
Vencedores
A corredora Eliane de Vargas Custódio, de 59 anos, estava muito animada com a prova. Ela veio acompanhada da filha e ficou em terceiro lugar em sua categoria. Eliane corre há dois anos e conta que treinou bastante. “Gosto muito de participar da prova, comecei incentivada pela academia em que malho e desde então não parei mais”.
Na ocasião forma premiados ainda os atletas mais idosos (feminino e masculino) Azito Teles de Menezes de Quitandinha, 70 anos e Veronice Ferreira B. Murai, 64. Além dos corredores mais novos (feminino e masculino) sendo Kalyanni Aparecida Custodio de Oliveira Cavinatto, de 5 anos e Thiago Custodio de Oliveira, de 4 anos.
Com o objetivo de incentivar a prática da atividade física, os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) participaram da categoria infantil.
Participações
A Corrida Rústica Wilson Buch contou com a participação do já conhecido José Figura, que participou de todas as edições desde a sua criação e que na chegada repetiu a cortesia que vem fazendo há anos, distribuindo balas na sua chegada. Ele recebeu troféu de participação.
O Prefeito Roberto Scholze que acompanhou toda a prova destacou a importância do evento, que além de homenagear um grande esportista mafrense, une as famílias. Prova de que esse é um momento de união familiar, Julio Cesar Bueno de Oliveira veio acompanhado do filho que correu na categoria infantil e ambos ficaram bem colocados recebendo medalha. “Foi muito legal todo o período de treinamento com meu pai, o incentivo familiar” conta Julio Cesar Bueno de Oliveira Junior de 12 anos. Já o pai expõe que essa foi a melhor corrida de sua vida, pois pode compartilhar a alegria com o filho.
Momento de esporte e saúde
Durante a corrida a Secretaria da Saúde esteve com um posto móvel de vacinação contra gripe (vacinas apenas para o público-alvo da campanha). As pessoas também puderam aferir pressão arterial no local, além de conhecer seu IMC (Índice de Massa Corporal) e receber outras orientações sobre saúde com os alunos da UnC – Mafra que participam do Projeto Pró-Pet/Saúde do Trabalhador.
Realização
A corrida além de incentivar o esporte tinha como proposta a solidariedade, para tanto todos que participaram tiveram de entregar um quilo de alimento não perecível (macarrão, arroz, feijão, leite longa vida ou óleo de soja). Ao todo foram arrecadados 350 kilos de alimentos não perecíveis que serão entregues para a Associação Beneficente Professora Georgete. Para finalizar, ocorreu a solenidade de premiação em que o Prefeito parabenizou os participantes e os organizadores do evento, lembrou a importância do dia 1º de Maio e agradeceu a presença de todos. “Quero agradecer a todos que acreditam no esporte mafrense, em especial quero agradecer a Caixa Economica Federal na pessoa do seu gerente Gerente Geral, Gilcemar Pivovar que novamente esteve ao lado da Administração não medindo esforços para que o evento tivesse o patrocínio dessa marca reconhecida no apoio ao atletismo”.
O evento foi uma realização da Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Turismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, agência de Mafra. Apoiaram o evento as Secretarias Municipais de Mafra, Prefeitura de Rio Negro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (Mafra e Rio Negro), Desbravadores Guardiões do Planalto (Mafra), Desbravadores RioMafra (Rio Negro), UnC-Mafra (Curso de Fisioterapia e Educação Física) e 5º RCC.
Joyce Silva, Priscila
Fernandes e Fátima Strapasson – jornalistas
Assessoria Especial de Comunicação
Prefeitura de Mafra (SC)