A
Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Educação, iniciou na sexta-feira,
11, o projeto “A escola que temos e a escola que queremos”. Uma iniciativa que
visa trabalhar de forma coletiva, democrática e participativa questões
relativas à comunidade escolar.
Trata-se
de seis documentos que serão analisados por toda a rede municipal de ensino:
Lei do Sistema Educativo de Mafra, Regimento Interno, Plano Político
Pedagógico, Decreto dos Conselhos Escolares, Proposta Curricular do Município e
Programa Prefeito Amigo da Criança.
O
Secretário de Educação, Juliano Munhoz, ressaltou a importância das escolas
debaterem temas comuns para que sejam elaborados documentos únicos – com um
regimento base para todas as unidades. “Essa é uma proposta inovadora e somente
em conjunto será possível pensar um planejamento estratégico, abordando
questões relevantes às unidades tendo como base o diagnóstico das temáticas
apresentadas por alunos, professores e gestores”.
Desenvolvimento dos trabalhos
Primeiramente
será realizado um workshop com os alunos e em um segundo momento com os
professores e equipes pedagógica e administrativa. Os temas debatidos pelos
grupos são: transporte escolar; alimentação escolar; construções; ampliações e
reforma escolar; formação dos professores e equipes escolares; recursos
pedagógicos e tecnológicos; escola em período integral; escola do campo/rural;
recursos materiais, tecnológicos/internet; laboratórios de
informática/equipamentos multimídia e de ciências; projeto biblioteca; projetos
esportivos/quadra de esportes; acesso para os portadores de necessidades
especiais, uniforme escolar, segurança nas escolas etc.
As
reuniões acontecerão em sete unidades escolares sendo: Centro de Educação do
Município de Mafra (CEMMA), Escola Agrícola Prefeito José Schultz Filho, CEM Anjo da Guarda, EMEB Evaldo
Steidel, CEM Beija-Flor, EMEF São Lourenço e EMEB Avencal São Sebastião.
1º encontro
O
primeiro encontro aconteceu na sexta-feira, 11, no Centro de Educação do
Município de Mafra (CEMMA) no período matutino e vespertino. Participaram cerca
de 70 alunos somando os turnos, além do Secretário de Educação com sua equipe
de ensino, as diretoras da escola e professores orientadores.
O
Secretário Juliano Munhoz apresentou a proposta do projeto e explicou questões
como recursos, obrigações dos alunos, regimento etc. Na ocasião, representantes
das turmas das 8ªs e 9ªs anos debateram os pontos
apresentando sugestões, pedidos, entre outras reivindicações.
A Diretora Carla Elice Silveira comentou a importância dos alunos
participarem efetivamente dos debates. “É uma oportunidade para eles conhecerem
como funciona o sistema educacional, apresentarem seus pedidos e
questionamentos”.
Os
professores Everton Voltaire Consul de Oliveira e Genilson Guenz apresentaram
os pleitos dos alunos abrindo para sua participaram. Os estudantes comentaram
pontos como infraestrutura (melhorias na rampa de acesso em uma das alas),
uniforme e material escolar, etc. A aluna Erica Kishimoto, do 9º ano,
parabenizou a Educação pela iniciativa a qual ela considerou muito
interessante. “É uma oportunidade para apresentarmos as necessidades da escola
diretamente para a Secretaria de Educação”. Já o aluno Pietro Soarez do 9º ano ressaltou
que foi uma oportunidade para expor problemas e achar soluções em comum acordo.
Joyce Silva, Priscila
Fernandes e Fátima Strapasson – jornalistas
Assessoria Especial de Comunicação