Na noite de quarta-feira, 11, foi realizada uma audiência pública proposta pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, Histórico e Artístico de Mafra, CoMPPaM, para debater o tombamento do Cine Teatro Emacite.
Estiveram participando o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rafael Kondlatsch (representando o Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze); Cidemar Ratochinski (integrante do Conselho e representando a 25ª SDR). Além dos vereadores Eder Gielgen, Márcia Nassif, Edenilson Schelbauer, Erlon Veiga e Hebert Werka.
Além de integrantes de entidades de classe como o Rotary Club de Mafra, Soroptimistas de Rio Negro, Lions Clube, Movimento Acorda Riomafra e do Condomínio Emacite. A audiência pública foi presidida pela presidente do Conselho, Carmen Paluch, que primeiramente explanou sobre os trabalhos desenvolvidos pela instituição, a qual foi criada pela Lei nº 3592/2010 e efetivada neste ano. Em seguida ela apresentou um breve histórico sobre o Cine Teatro Emacite.
A presidente lembrou que o pedido de tombamento da função (espaço cultural) partiu de 11 entidades e órgãos do município. "Essa audiência pública é o momento em que a comunidade pode comprovar o interesse no tombamento para que seja finalizado o processo".
Manifestações
O Secretário de Cultura, Esporte e Turismo destacou que a Prefeitura de Mafra é favorável ao tombamento e que inclusive já vem sendo estudado pelo setor competente a possibilidade de tornar o espaço de utilidade pública. Representantes de entidades como Associação dos Aposentados e Pensionistas de Rio Negro e Mafra (ASAPRIMA), Rotary Club de Mafra, Soroptimistas de Rio Negro se manifestaram favoráveis. O advogado Nelson Roque Dias Paz (ASAPRIMA) se mostrou solidário com o pedido de tombamento e lembrou que vários patrimônios pelo país vêm se perdendo e que é necessária uma união e o apoio das entidades nessa causa. Na ocasião foram lembrados, ainda, eventos de grande porte que aconteceram no Cine Teatro Emacite e foi destacada a qualidade acústica do espaço.
Vale destacar que a realização da audiência pública era o último estágio do processo para a realização do tombamento. Agora, com a manifestação da comunidade, o Conselho deve reunir-se em breve para debater sua concretização. Após a finalização do processo, o espaço continuará podendo ser vendido, mas devendo ser usado apenas com fins educativos e/ou culturais.
Tombamento
Vale destacar que segundo informações do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (IPHAN) o tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. Somente é aplicado a bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva.
Cine Teatro
O Cine Teatro Emacite é uma sala de espetáculos, em especial de projeção cinematográfica e de apresentação teatral, localizada no centro da cidade de Mafra, na Rua Coronel Victorino Bacelar. O espaço, além de servir como cinema e teatro, já abrigou importantes eventos culturais e empresariais.
O nome Emacite vem das iniciais: Empresa Mafrense de Cinema e Teatro. Sua história iniciou-se em 1940 quando José Rauen realizou um projeto para a construção de um complexo constituído por Hotel, Cinema e Restaurante na cidade de Mafra, cujo objetivo principal era a exploração do comércio cinematográfico e teatral.
Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mafra