Aconteceu na noite desta quinta-feira, 12, no auditório da Escola Estadual Cid Gonzaga, em Porto União, a formatura de 70 alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial em Informática e Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A vinda da unidade do Fiesc Senai para Porto União teve duas figuras centrais: Aloísio Salvatti e Anízio de Souza, na época Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Vice-Prefeito de Porto União respectivamente. No ano de 2012 eles foram a Florianópolis e a Caçador viabilizar a vinda do Fiesc Senai para a cidade e no início do ano de 2013 já começaram as movimentações para a instalação da unidade.
Essa foi a primeira turma formada na unidade em Porto União. A Diretora do Fiesc Senai Caçador, que abrange a unidade de Porto União, Silvana Meneguini, esteve presente na solenidade e agradeceu o empenho de todos na vinda da unidade. "Entre os valores que mais considero fundamentais ao ser humano é a gratidão. Quero agradecer a todos que auxiliaram enquanto e durante a construção da nossa unidade. Várias forças se uniram e permitiram que os cursos acontecessem e hoje estamos aqui formando 70 jovens", disse.
O Coordenador da Unidade em Porto União, Ery da Silva Soares Filho, falou sobre as etapas conquistadas ao chegar a cidade. "Nós precisamos gostar daquilo que pretendemos fazer. Fui muito bem recebido por todos aqui na cidade, mas mesmo assim foi difícil o começo, iniciar a unidade aqui. Hoje estamos com uma equipe, boa, capaz, de ponta e que me enche de orgulho", falou.
Um convênio entre a Prefeitura e o Fiesc Senai possibilitou o auxílio nos custos de manutenção da unidade. A importância dessa unidade em profissionalizar a população foi o tema dos discursos do Prefeito e do Vice-Prefeito.
"Eu e o Prefeito Anízio falávamos da importância de cursos profissionalizante para a nossa cidade. Temos que pensar hoje nesse sentido, trazer vários tipos de cursos profissionalizantes para qualificar a nossa população", afirmou o Vice-Prefeito Aloísio Salvatti.
"Tenho a certeza que é muito importante capacitar os nossos jovens. E já está previsto para o próximo ano, mais 300 alunos participando de outros cursos aqui no Senai, sendo assim poderemos oferecer uma mão de obra melhor e qualificada para as nossas empresas", enalteceu o Prefeito Anízio.
Participou ainda do evento o conselheiro do Fiesc, o empresário Álvaro Schwegler, que também auxiliou na vinda da unidade para Porto União.
Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto União