You are currently viewing Emoção e alegria marcam a abertura da primeira edição do Natal Feliz, em Canoinhas

Emoção e alegria marcam a abertura da primeira edição do Natal Feliz, em Canoinhas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

A chuva não ofuscou o brilho das luzes nem desanimou o público que foi conferir a abertura das atividades da primeira edição do Natal Feliz, promovido pela prefeitura de Canoinhas. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira, 09, na Praça Oswaldo de Oliveira e contou com música, teatro e apresentações diversas.

 

Já no início da noite, fogos de artifício indicavam o clima de festa e também serviam como um convite para o evento, que estava marcado para às 21 horas. O público chegou cedo. Por volta das 19h30, crianças, jovens, adultos e idosos já estavam reunidos na praça, aguardando o início das apresentações. A primeira surpresa da noite logo apareceu: dois artistas circenses, ele da Argentina e ela do Rio de Janeiro, atraíam olhares curiosos e chamavam a atenção de quem estava na praça. Em cima de um monociclo, o palhaço jogava malabares de fogo, uma atividade arriscada, mas feita com muita cautela e sucesso pelo artista, que conquistou as diversas faixas etárias e recebeu as palmas da plateia.

 

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Viviane Stange, contou a comunidade como foi o processo de produção das peças, que foram confeccionadas pelos pacientes e equipe do Caps. O projeto Natal Feliz iniciou em fevereiro e desde então contou com a participação da comunidade, que doou mais de 30 mil garrafas pet para a confecção das peças. Além de preservar o meio ambiente, através do reaproveitamento de materiais, a confecção das peças também se mostrou uma terapia que contribuiu para o desenvolvimento dos pacientes. "Agradeço a cada um que contribuiu, aos pacientes pelo trabalho e dedicação. Foi um projeto que trabalhou pautado em três objetivos: uma nova alternativa de tratamento para os pacientes, por meio da laborterapia; a sustentabilidade e o resgate do espírito natalino em nossa cidade. Estamos muito felizes com o resultado", disse a coordenadora. Viviane também agradeceu o apoio das entidades, escolas, comércio e da comunidade que acreditou no projeto e doou as garrafas. "Sem a ajuda de vocês nada disso seria possível", destacou.

 

O desenho das peças foi feito pelo artista plástico e servidor do Caps, Marcelo Gonçalves Padilha, que orientou e trabalhou junto com os pacientes durante o processo de produção dos enfeites. A terapeuta ocupacional do Caps, Elenice Gruber, também esteve dia a dia trabalhando com os pacientes, montando, pintando e arrumando cada detalhe da decoração. Além dos servidores e pacientes, a equipe também contou com o apoio de voluntários e colaboradores da Prefeitura de Canoinhas que auxiliaram no transporte e montagem das peças na praça Oswaldo de Oliveira. A coordenadora do Caps contou ainda que a equipe pretende aumentar o número de peças no próximo ano, podendo contemplar mais praças e locais com decoração natalina.

 

"É uma grande alegria estar aqui e participar deste momento muito importante para nossa comunidade. Parabéns ao Caps pelo trabalho e a todos que se dedicaram para proporcionar este Natal mágico em Canoinhas", disse o prefeito Beto Faria, que acompanhado da primeira-dama, Larissa Faria, do vice-prefeito, Wilson Pereira, dos pacientes do Caps e da comunidade iniciou a contagem regressiva para o acendimento das luzes.

 

Com a praça iluminada, a comunidade recebeu a segunda surpresa da noite: a chegada do Papai Noel e de sua ajudante. O bom velhinho, que recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito e do vice, também falou para a comunidade sobre a magia do Natal. As crianças e professores do Centro de Educação Infantil Landi Neppel também participaram da abertura do Natal Feliz, apresentando um teatro com a história do nascimento de Jesus e uma música natalina. Os pacientes do Caps finalizaram as atividades da noite, cantando a música "Natal todo dia".

 

O evento contou ainda com a participação do prefeito de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso, do assessor e representante do deputado Antônio Aguiar, Paulo Eduardo Rocha Faria Junior, das secretárias municipais de Saúde, Telma Regina Bley e de Desenvolvimento Social, Ângela Soares,  do secretário de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke.

 

Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Canoinhas