Testes rápidos estão sendo realizados em todas as Unidade de Saúde de Irineópolis

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

O teste gratuito, voluntario e sigiloso, somente o paciente e o profissional saberão o resultado

Durante todo o mês de dezembro a Secretaria Municipal de Saúde de Irineópolis  estará realizando a campanha de prevenção e luta contra a AIDS.  Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estão disponibilizando o teste rápido do HIV que é feito por profissionais capacitados. A Secretária de Saúde, Giseli Kempinski lembra que o teste rápido é sigiloso, somente o paciente e o profissional saberão o resultado. "Todos que têm interesse em fazer o teste do HIV rápido, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Todas as nossas equipes, do centro, São Pascoal, Rio Branco  e Poço Preto estarão  realizando o teste rápido e os resultados são comunicados exclusivamente ao paciente", explica. A Secretária reforça ainda que o teste é gratuito, voluntário e sigiloso sendo realizado por uma enfermeira em uma sala fechada. "A enfermeira repassa as devidas orientações ao paciente." Segundo ela, o diagnóstico do HIV/AIDS precocemente ajuda na melhoria da qualidade e expectativa de vida da pessoa que vive com o vírus, além de proporcionar melhores condições para o sucesso do tratamento.  O teste é fundamental, especialmente para pessoas com vida sexual ativa, pois em caso de positividade, já podem iniciar imediatamente o tratamento.

 

O que é o dia mundial de luta contra a AIDS?

            A data serve para reforçar a solidariedade a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV. Transformar o 1º de dezembro em dia Mundial de Luta contra a AIDS foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).  A iniciativa tem como objetivo estimular o diagnóstico e o tratamento precoce da doença.
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS. Foi criado pela visual AIDS, grupo de profissionais de arte que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo por conta da doença.  O laço foi escolhido por causa da ligação ao sangue a idéia de paixão. 

 

Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Irineópolis