O 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União, comandado pelo Coronel Edilson de Oliveira, realizou a cerimônia pela passagem do Dia da Bandeira, nesta terça-feira, 19, na Praça Hercílio Luz. O Prefeito de Porto União, Anízio de Souza, o Prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, e o Presidente da Câmara de Vereadores de Porto União, Sandro Calikoski, acompanharam a homenagem.
As doze bandeiras, que já foram os símbolos nacionais, foram apresentadas e acompanhadas com dados históricos, desde a primeira delas na época das caravelas de Pedro Álvares Cabral, ao chegar ao Brasil.
Durante o ato, foram entoados o Hino Nacional, Hino à Bandeira. A bandeira Nacional foi hasteada pelo bispo diocesano de União da Vitória, Dom João Bosco. A canção Fibra de Herói foi cantada pelos alunos do Núcleo Educacional Frei Deodato, de São Miguel da Serra.
O evento também contou com o ato de incineração das bandeiras em desuso, marcando dessa forma a troca das bandeiras inservíveis por novas.
Para o Prefeito Anízio de Souza a data é muito importante, pois demonstra o civismo e patriotismo do povo. "Tivemos uma grande participação do público na Praça e com isso podemos ver como há a gratidão e o respeito as cores da nossa bandeira", declarou o Prefeito após a cerimônia.
Além de convidados e autoridades, participaram também da cerimônia alunos dos Colégios São José e Santos Anjos.
Bandeira Nacional
A atual Bandeira Nacional está em vigor desde 19 de novembro de 1889. Por este motivo, a data é comemorada com o Dia da Bandeira. A atual bandeira foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. No lugar da coroa imperial, eles colocaram a esfera azul-celeste e a frase "Ordem e Progresso", escrita em verde, lema positivista do século XIX.
Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto União