Trabalho foi elaborado pela Vigilância Sanitária com a Equipe da Saúde da Família (ESF); recurso irá para o Fundo Municipal de Saúde de Irineópolis
Na semana passada, uma equipe da Secretaria de Saúde de Irineópolis participou do VI Encontro Estadual de Saúde da Família, em Florianópolis. O evento, dirigido aos profissionais que atuam no programa Estratégia Saúde da Família (ESF) nos municípios catarinenses, foi realizado no Hotel Oceania, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis.
O objetivo é fortalecer a Política Nacional da Atenção Básica como eixo estruturante das Redes de Atenção à Saúde. A equipe da Secretaria da Saúde de Irineópolis foi premiada com R$ 10 mil pelo trabalho "Campanha de Destinação Correta de Medicamentos – A poluição tem Cura".
O recurso irá para o Fundo Municipal de Saúde de Irineópolis. O trabalho elaborado pela Vigilância Sanitária com a Equipe da Saúde da Família (ESF) da Unidade de Saúde Central teve objetivo de conscientizar a população a respeito dos danos causados ao planeta em função do despejo inadequado desses produtos com a finalidade de preservar o bem-estar e vitalidade geral.
PROJETO
De acordo com a Secretária de Saúde, Giseli Kempinski, a campanha foi divulgada durante um mês por meio de uma emissora de rádio local, também foram feitas exposição de imagens nas Unidades Básicas de Saúde de todo o município e entrega de folders. "Após a divulgação foram realizados diversos arrastões nos bairros com intuito de recolher os medicamentos vencidos ou que não eram mais utilizados", comenta.
Segundo a Secretária, após o recolhimento todos os medicamentos foram identificados por grupos e pesados. "Obtivemos um total de 22 quilos de medicamentos recolhidos nas residências dos bairros do município, 20 quilos foram levadas pelos usuários até a Unidade de Saúde do centro e 7 quilos foram recolhidos na Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos e Urbanos (UTC) do município", explica.
Conforme Giseli, por meio da verificação dos dados obtidos, pode-se observar que houve uma diminuição de medicamentos encaminhados a UTC. "Normalmente eram encaminhados para a UTC em média de 30 a 50 quilos de medicamentos (vencidos ou que não seriam mais utilizados) por mês. Conforme a secretária por meio da campanha observou-se a necessidade de conscientizar a população, incentivando ao uso racional e destinação correta dos medicamentos que não são utilizados.
Ela agradece a equipe que elaborou o projeto pela atuação e empenho. "Agradeço a equipe que se empenhou para trabalhar neste projeto, as enfermeiras, a equipe Agentes de Saúde do Posto de Saúde Central, e as responsáveis pela Vigilância Sanitária do Posto, Kátia Schefer e Giliandra de Kássia Brand."
Irineópolis conquistou o 1º. Lugar entre 12 trabalhos apresentados pelos municípios da região, durante o 4º. Encontro Macrorregional de Estratégias Saúde da Família, realizado na cidade de Mafra no dia 2 de outubro.
Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Irineópolis