Missão técnica buscou oportunizar aos participantes a vivência em um produto turístico cultural baseado na valorização étnica
Na terça-feira, 29, uma comitiva formada por representantes do Grupo Folclórico Polonês Tradycie Polskie (Tradição Polonesa), do Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, de São Pascoal, esteve nas cidades de Garibaldi e Vila Flores, no Rio Grande do Sul em uma Missão Técnica organizada pelo Sebrae por meio do Projeto Caminhos do Contestado.
A missão técnica buscou oportunizar aos participantes a vivência em um produto turístico cultural baseado na valorização étnica. Além disso, os participantes puderam trocar experiências com outro grupo folclórico que utiliza da cultura local dos imigrantes como atrativo turístico. A intenção da Prefeitura de Irineópolis, por meio do fortalecimento do Grupo Folclórico é aperfeiçoar e valorizar a cultura local buscando alternativas para trabalhar o potencial turístico do município.
A MISSÃO
Na cidade de Garibaldi os participantes foram convidados a um passeio de Tim Tim, um carro da 2º Guerra Mundial que foi adaptado para realizar passeios turísticos pela cidade por meio do Roteiro Passadas – A Arquitetura do Olhar. Após o passeio tiveram a oportunidade de participar da oficina "Mãos na Massa", na Osteria Della Colombina, onde também foi servido o almoço típico Italiano.
Um lugar encantador e com uma comida autêntica que faz parte da "Estrada do Sabor", um projeto de turismo rural em que famílias recebem grupos em suas casas para mostrar uma experiência culinária única. É uma legítima viagem pela cultura da imigração italiana na serra gaúcha. Quem recebe as pessoas é Odete Bettú Lazzari e sua família. As refeições são servidas no porão de chão batido. Nas paredes estão expostos objetos antigos que tornam o ambiente especial.
Na parte da tarde o grupo conheceu a tradicional e centenária Vinícola Peterlongo, onde pode conhecer todas as etapas da produção, com painéis informativos e jogos de luzes e fazer a degustação de espumantes, vinhos e sucos.
O ápice da Missão foi realizado na cidade de Vila Flores, onde o grupo visitou a Vila do Pão e o Filó de Vila Flores. O filó era a maneira encontrada pelos imigrantes italianos para juntos passarem horas alegres, descontraídas após a jornada de trabalho. No filó de Vila Flores, o turista tem a oportunidade de vivenciar o resgate da cultura trazida pelos imigrantes italianos.
É um momento de recordar, refletir, interagir, saboreando a gastronomia típica italiana. Trata-se de uma festa italiana de época, com momentos de alegria, diversão para todas as idades, jogos, cantorias e farta gastronomia no chamado turismo de experiência com uso da cultura enquanto produto turístico e resgate e valorização da cultura.
Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Irineópolis