Objetivo do Programa é gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades do interior
Irineópolis encerrou as atividades do Outubro Rosa com grande estilo. O mês de prevenção à saúde da mulher e combate ao Câncer de Mama e de Colo do Útero contou com diversas ações em todo o município.
A localidade de Rio Branco, distante a pelo menos 30 quilômetros do centro do município foi sede do Programa Útero é Vida, na sexta-feira, 25. O Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Comunitário de Irineópolis e com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis.
Segundo a supervisora do Senar na região, Carine Vais Carneiro, o objetivo do Programa é gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades do interior, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.
"O programa realiza eventos que atendem de 150 a 300 mulheres por vez. Neles, as participantes fazem exames de detecção da doença, assistem a palestras educativas e têm acesso ao espaço beleza, onde podem fazer cortes de cabelo, escovas e manicure. Simultaneamente às atividades da mulher acontece um espaço recreativo e educativo para as crianças. Assim, enquanto as mães realizam os exames, assistem às palestras e cuidam da beleza, as crianças ficam envolvidas em diversas atividades de lazer", explica a supervisora.
Em Irineópolis, o Espaço Beleza foi promovido pelas alunas dos cursos de Cabeleireiro e Manicure do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário. O médico Andre Montenegro, que atende na localidade diariamente, avalia o evento como excepcionalmente positivo. "A população alvo participou e está de parabens, pois pode solucionar suas dúvidas sobre o câncer de colo do útero, aprendendo mais para ter uma melhor qualidade de vida."
ATENDIMENTO DE QUALIDADE
A Secretária de Saúde Giseli Kempinski reforça que a parceria com o Senar tem dado certo. Em agosto o município realizou em parceria com o Senar o evento direcionado a saúde do homem e agora com as mulheres no Outubro Rosa. "O evento Útero é Vida está dentro das nossas expectativas. Tivemos 87 mulheres inscritas que foram captadas pelas agentes de saúde do Rio Branco e mais 30 mulheres inscritas no dia. A população está participando, e este é o nosso objetivo", explica frisando que a Secretaria de Saúde tem dado atenção especial a esta localidade com a contratação de um médico que atende diariamente das 8 às 17 horas, com atendimento odontológico e agentes de saúde cobrindo toda a área.
"Estamos privilegiando as comunidades dessa região, pela distância que têm do centro. A população tem recebido atendimento médico e visitas domiciliares, além disso, duas vezes por semana acontece o atendimento da pediatra e todas as quartas-feiras um ônibus é disponibilizado para facilitar o deslocamento de mulheres para consulta com o ginecologista na Unidade do Centro", conta. De acordo com a secretária, a novidade para o ano que vem será a construção de um prédio novo para Unidade de Saúde e a contratação de um médico especialista para atender na região.
Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Irineópolis