Nesta quarta-feira, 02, o Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, assinou termo de adesão de municípios catarinenses ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limites, do Governo Federal. Com a presença do vice-prefeito de Canoinhas, Wilson Pereira e da consultora da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Presidência da República, Daniela Corte Real, o ato foi realizado na UNIDAVI, em Rio do Sul.
Para o Prefeito, assinar a adesão ao Viver Sem Limites é um grande passo para proporcionar às pessoas com deficiência do município uma vida
melhor e mais justa, com acessibilidade, saúde, educação, acesso ao trabalho e ao lazer.
Políticas públicas
A adesão do município viabilizará convênios com os ministérios competentes para captação de verbas destinadas a programas específicos na área. O ‘Viver sem Limites' consiste em um conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: acesso à educação; inclusão social; atenção à saúde e acessibilidade. De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45 milhões de brasileiros apresenta algum tipo de deficiência, o que reforça a necessidade de políticas específicas para esse público.
De Santa Catarina as cidades de Blumenau, Canelinha, Guabiruba, Itajaí, Major Gercino, Timbó, Abdon Batista, Baneário Camboriú, Botuverá, Brusque, Capinzal, Curitibanos, Gaspar, Içara, Jacinto Machado, Rio do Campo, Rio do Sul, Três Barras e Zortéia já aderiram ao plano.
Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mafra