No sábado, 28, segundo dia do evento, as precursoras e idealizadoras da Mostra Suave Dança, desde o seu início no ano de 2003 receberam homenagens
O Ginásio Municipal de Esportes de Irineópolis ficou pequeno para tanta alegria e empolgação. Em dois dias, o público pode se emocionar e vibrar com os 25 números de dança apresentados na XI Mostra de Dança Suave Noite. Promovida pela Secretaria cãocação, a Mostra foi divida em dois dias este ano.
O primeiro dia do evento, sexta-feira, 27, contou com 12 apresentações das crianças da Educação Infantil do município, sendo a primeira Mostra de Dança da Educação Infantil. Já no segundo dia, sábado 28, foi a vez dos alunos do Ensino Fundamental e APAE que apresentaram 13 números de dança. Também no segundo dia, as precursoras e idealizadoras da Mostra, desde o seu início no ano de 2003, foram homenageadas.
HISTÓRIA
A Mostra foi criada há 11 anos com o objetivo de refletir sobre a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. "Buscamos por meio da dança, a experiência corporal que possibilita aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribui para o processo ensino aprendizagem", destacou a secretária de educação, Lilian Eliane Batschauer.
O objetivo do uso da dança como prática pedagógica é unificar corpo e mente, ensinando a criança a pensar em termos de movimento para dominá-los e não apenas se preocupar com o domínio da escrita, do raciocínio lógico-abstrato e da linguagem. Segundo a secretária, o uso da dança como prática pedagógica tem favorecido a criatividade nas escolas, além de fortalecer no processo de construção de conhecimento.
"Dançar é tão importante para uma criança quanto falar, contar ou aprender geografia. A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo", finalizou.
Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Irineópolis