Irineópolis se prepara para a XI Mostra de Dança Suave Noite

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

Mostra foi criada há 11 anos com o objetivo de refletir sobre a importância da dança na escola; A entrada é franca nos dois dias de evento

 

Nesta sexta-feira, 27, às 19 horas no Ginásio Municipal de Esportes tem início a XI Mostra de Dança Suave noite. O primeiro dia do evento contará com 12 apresentações das crianças da Educação Infantil do município. No sábado dia 28, será a vez dos alunos do Ensino Fundamental e APAE se apresentarem em 13 espetáculos de dança com início previsto para as 19 horas. A entrada é franca nos dois dias de evento.  

De acordo com a secretaria de Educação, Lilian Eliane Batschauer, responsável pela organização do evento, neste ano, a Secretaria de Educação está inovando novamente e separou o evento em dois dias. Segundo ela, a Mostra foi criada há 11 anos com o objetivo de refletir sobre a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. "Buscamos por meio da dança, a experiência corporal que possibilita aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribui para o processo ensino aprendizagem", destaca.

Lilian comenta que foi a idealizadora da I Mostra de Dança no ano de 2003, juntamente com as diretoras e professoras de Educação Física que apoiaram a iniciativa. "Na época, um grupo de alunas da Escola de Educação Básica Horácio Nunes, iria participar do festival de dança em Porto União e pediu o apoio da Secretaria de Educação com transporte até o festival", conta. Conforme a secretaria, na oportunidade, as alunas fizeram o convite para que a Secretaria de Educação de Irineópolis prestigiasse o evento. "Fiquei tão encantada com as apresentações, que ao retornarmos mostrei as filmagens e propus a I Mostra de Dança e para a minha felicidade todos apoiaram", comenta.  Conforme Lilian, com o apoio da prefeita Circe Neppel Sfair, foi realizada a I Mostra no ano de 2003. "Organizei as duas primeiras mostras. Assim como nos últimos oito anos as secretarias de educação deram continuidade ao evento."

 

A DANÇA

A secretária enfatiza que o objetivo do uso da dança como prática pedagógica é unificar corpo e mente, ensinando a criança a pensar em termos de movimento para dominá-los e não apenas se preocupar com o domínio da escrita, do raciocínio lógico-abstrato e da linguagem. "Dançar é tão importante para uma criança quanto falar, contar ou aprender geografia. A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo", explica. Segundo a secretária, o uso da dança como prática pedagógica tem favorecido a criatividade nas escolas, além de fortalecer no processo de construção de conhecimento.

 

Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Irineópolis