You are currently viewing Irineópolis começa a estruturar roteiro Turístico do Contestado

Irineópolis começa a estruturar roteiro Turístico do Contestado

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
 

 

 

O morro da Maria Rosa e a Gruta do Monge João Maria, na localidade de Bom Sossego em Irineópolis, serão estruturados para receber turistas

 

No sábado, 7, de setembro, uma equipe organizada pela Secretaria de Educação de Irineópolis, participou de um tour por locais do município que foram palco da Guerra do Contestado.  Entre eles, o morro da Maria Rosa, e a Gruta do Monge João Maria, na localidade de Bom Sossego. A intenção da Secretaria de Educação, por meio da Administração Municipal é estruturar roteiros turísticos em Irineópolis. A monitora de turismo de Porto União, Vânia Ravison, que reside na localidade de Colônia Francônea, em Irineópolis, participou em conjunto com seu esposo, Sidnei Ravison, de todo o roteiro. A monitora irá trabalhar no roteiro turístico de Irineópolis, para estruturar os passeios. Para ela, o potencial turístico de Irineópolis é muito grande e deve começar a ser explorado. "Essa foi a primeira experiência para o reconhecimento deste roteiro, o interessante é que podemos explorar a História do Contestado que aconteceu nessas terras e que tem um potencial turístico muito grande", disse.  Para Vânia, que coordena passeios no município de Porto União o município de Irineópolis já pode começar a se preparar para trazer turistas para esses lugares. "Interessante ressaltar que os acessos são de médio a difícil e por isso, não são aconselháveis para crianças e idosos", destacou.

Vânia indica o passeio aos moradores do município e de cidades vizinhas. "Recomendo para que venham conhecer melhor a História do Contestado e de Irineópolis também, pois é muito interessante", ressaltou.

O passeio foi encerrado com um almoço na Pousada Cipó, na localidade de São José do Timbozinho, pousada essa que já é referência no município, pois atende a grande público de munícipes e visitantes de outras cidades, especialmente no verão, pois dispõem de duas piscinas e tanques para pesca.  

Para o dia 5 de outubro está previsto um novo passeio turístico por mais dois pontos do município, nas localidades de Pedra Branca e no Km13, nos quais também existem registros de que aconteceram conflitos durante a Guerra do Contestado. O passeio tem a finalidade de verificar a estrutura e condições de acesso destes locais para que possam integrar o roteiro turístico do município.

 

PONTOS

Maria Rosa foi uma das personagens da Guerra do Contestado (19121916).

Segundo os historiadores, com apenas 15 anos, Maria Rosa lutou como homem na guerra. Considerada como uma Joana D'Arc do sertão combatia montada em um cavalo branco com arreios forrados de veludo, vestida de branco, com flores nos cabelos e no fuzil. Maria Rosa assumiu a liderança espiritual e militar de todos os revoltosos do Contestado, então eram cerca de seis mil homens, após a morte do monge João Maria. De acordo com pesquisas de historiadores, Maria Rosa utilizava o Morro na localidade de Bom Sossego, como um observatório para saber se os inimigos estavam a caminho.

Registros indicam que a Gruta do Monge João Maria, na localidade de Bom Sossego era utilizada pelo Monge como local de orações e refúgio espiritual durante a guerra. A Gruta é utilizada ainda nos dias de hoje para batizado de crianças no poço de onde jorra água considerada benta, além de receber visitantes que depositam sua fé no Monge João Maria.  Além de contar com paisagens encantadoras e uma beleza natural bem preservada, na gruta é possível encontrar muletas e outros objetos de pessoas que foram agraciadas pela crença no Monge João Maria. Bem como, beber da água considerada benta que jorra naturalmente de uma nascente.

 

 

 

Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Irineópolis