Saúde de Mafra alerta para o "Combate ao Fumo"

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

Em 29 de agosto foi comemorado o "Dia Nacional de Combate ao Fumo". Essa data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Neste ano o tema foi "O uso do Narguilé" – conhecido como cachimbo d' água, shisha ou Hookah – é um dispositivo para fumar no qual o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira.

 

A Secretaria da Saúde de Mafra alerta que, assim como o cigarro, o consumo de narguilé também é prejudicial à saúde. Tendo em vista o crescimento do consumo deste produto, a Secretaria informa à população de que tem disponível um serviço de tratamento para aqueles que desejam abandonar o tabaco, dispondo de equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo e farmacêutico). Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa e fazer inscrição para participar dos grupos de apoio que se reúnem todas as quintas-feiras às 8 horas no Auditório do INSS. Mais informações pelo telefone 3642-3951.

 

 

Saiba mais sobre o narguilé

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição de todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de aproximadamente 100 cigarros. Estudos destacaram a alta prevalência do consumo do narguilé entre jovens. Dados de uma pesquisa do Perfil do Tabagismo entre Estudantes Universitários no Brasil (PETUNI) do Ministério da Saúde também destacaram a alta proporção de usuários de narguilé entre estudantes universitários de alguns cursos selecionados da área da saúde: em Brasília (DF) e São Paulo (SP), em 2011, dos estudantes que declararam consumir com frequência algum outro tipo de produto  derivado do tabaco, de 60% a 80%, respectivamente, fizeram uso do narguilé. É importante destacar que o narguilé pode causar dependência e, muitas vezes, pode ser a porta de entrada para o uso regular de outros produtos. Para a OMS o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o planeta. Seis milhões de pessoas morrem no mundo por ano devido ao uso do cigarro e, somente no Brasil, 75% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos. Adolescentes fumantes possuem alta probabilidade de se tornarem adultos fumantes. Quanto mais cedo se entra na dependência do tabaco, maior o risco de contrair câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis.

 

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Mafra/DIVE

 

Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mafra