O evento reuniu mais de 50 homens que além de assistirem as palestras também coletaram amostras de sangue para o exame de PSA
A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, seguida das moléstias cardiovasculares (como o Acidente Vascular Cerebral, o AVC), outras doenças cardíacas, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino. Preocupada com a saúde da população masculina do município, a Secretaria de Saúde de Irineópolis promoveu na tarde de terça-feira, 27, um encontro sobre Saúde do Homem.
O evento aconteceu no Centro de Uso Múltiplo,contou com duas palestras, a primeira foi ministrada pelo médico Vinícius Marques Kingerski, que destacou a importância do exame PSA para diagnóstico do Câncer de Próstata e sobre as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão que atingem boa parte da população acima de 40 anos, além de fatores que contribuem para diminuição da qualidade de vida, como o tabagismo. Em seguida, a enfermeira Letícia Cardoso, que é técnica de atividade do Projeto ‘Viver Saúde', do Serviço Social do Comercio (Sesc), também ministrou uma palestra sobre qualidade de vida.
Estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas. Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem menos frequentemente do que as mulheres aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram. De acordo com o médico, o mês de agosto foi instituído pelo Ministério da Saúde, como Agosto Azul, mês de incentivo para o homem procurar atendimento em saúde. "Geralmente são as mulheres que procuram mais. Os homens são a minoria que procura fazer exames e se informar sobre sua saúde. Nosso objetivo é incentivar para que os homens do município, com mais de 40 anos de idade, façam o exame PSA, que é um dos exames auxiliares para o diagnóstico de Câncer de Próstata, juntamente com o toque retal e a biópsia", disse.
A secretária de saúde, Giseli Kempinski, destacou na abertura do evento que assim como as mulheres, os homens também devem ter cuidados e prevenir as doenças. "Este é um momento para a prevenção, de esclarecer dúvidas e se informar", ressaltou. O evento reuniu mais de 50 homens que além de assistirem as palestras também coletaram amostras de sangue para o exame de PSA.
Na quinta-feira, 29, o evento foi realizado na localidade de Rio Branco e a palestra foi Ministrada pelo médico André Montenegro em uma parceria da Secretaria de Saúde com o Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis.