Com charme e elegância onze candidatas desfilaram pela passarela da Sociedade Beneficente Operária em busca do título de rainha da 19ª Festa Estadual da Erva Mate (Fesmate). O concurso, que já é tradição no município, coloca em evidência a simpatia e beleza das mulheres canoinhenses. Realizado na noite de sexta-feira, 23, o concurso elegeu Nicole Ziemer Loffi como rainha da Festa, que terá como princesas Ketlyn Calliari e Andressa Casaril.
Quesitos como harmonia física e beleza, elegância, desenvoltura na passarela, simpatia, dança e originalidade no traje foram observados pelo corpo de jurados, composto pela coordenadora de extensão da UnC e professora do curso de Design, Sayonara Bittencourt Pinto; pelo secretário executivo da AmplaNorte, Hélio Daniel Costa; pela Miss Ecologia Santa Catarina, Miss Eco Brasil e Miss Beleza Mundial, Luiza Baum; pelo bailarino com qualificação técnica em dança experimental na escola do teatro Bolshoi no Brasil, Joel Nogueira Junior. O diretor adjunto dos Correios em Santa Catarina, Ari Cândido Martins Filho, que antes do baile fez o lançamento selo da Fesmate, também compôs a comissão julgadora.
A rainha Nicole tem 16 anos, é estudante e desde 1997 reside em Canoinhas. Filha de Paulo Loffi e Iolene Maria Ziemer Loffi, Nicole tem a leitura como hobby, vôlei como esporte favorito e curte músicas da cantora americana Demi Lovatto. Patrocinada pelo jornal Diário do Planalto, Nicole desfilou com vestido confeccionado pela estilista Siomara Pereira. Seu traje, em cor dourada e com detalhes em folhas verdes, destacou a erva-mate, uma das maiores riquezas da região. Com uma chaleira na mão, Nicole representou a acolhida para confraternizar o chimarrão.
Filha de Ivan Calliari e Loeri Corso, a primeira princesa da 19ª Fesmate, Ketlyn Calliari, foi patrocinada pelo Coletivo Santa Cruz. Loira e de olhos castanhos, a canoinhense de 17 anos desfilou com traje típico confeccionado por Roseli Hauffe Rodrigues. O vestido nas cores verde e dourado, representou a riqueza e o progresso de Canoinhas, e a cuia, que Ketlyn carregou durante sua apresentação, simbolizou a união e amizade do povo canoinhense nas rodas de chimarrão.
A segunda princesa, Andriele Casaril, é filha de Ademir Antonio Casaril e Rogéria Oleskovicz. Patrocinada por Univale e Autozan Multimarcas, Andriele desfilou com vestido confeccionado por Marinete Trein. Seu traje simbolizou a cultura e tradição do chimarrão em Canoinhas. O tom de azul simbolizou a cor da bandeira do município e o marrom lembrou a cultura da produção da erva-mate.
A 19ª Fesmate acontece de 12 a 15 de setembro no parque de exposições Ouro Verde, com entrada franca todos os dias.
Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Canoinhas