No dia 23 de julho, no Centro Empresarial de Canoinhas, reuniram-se os membros do Conselho Regional de Turismo do Vale do Contestado, representantes de municípios, Gerentes de Turismo das SDR integrantes do Vale do Contestado e empresários do trade turístico para participarem da Assembléia Ordinária da ADTUR Caminhos.
Na ocasião foram abordadas questões relativas ao turismo da região bem como a adesão dos municípios ao Programa de Regionalização do Turismo (do Ministério do Turismo) – que define as regiões turísticas como estratégicas na organização do turismo para fins de planejamento e gestão. Para poderem aderir ao programa de Regionalização do Turismo os municípios devem atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo, conforme portaria nº 105 de maio de 2013.
Classificação
Na reunião foram definidos quais seriam os municípios aptos para esta fase do programa de regionalização do turismo, pois, segundo os participantes, muitos pertencem a roteiros já existentes ou são complementares aos atrativos de municípios mais desenvolvidos turisticamente. Decidiu-se que no Vale do Contestado os municípios turísticos estão classificados em dois grupos – vermelho e amarelo. O primeiro grupo, vermelho, será composto por municípios que tem a oferta turística definida, com serviços prontos para receber o turista e apresentam um órgão oficial de turismo atuante, do qual Mafra fará parte.
O amarelo será para os municípios que tem atrativos importantes para a imagem turística da região, que se integram a outro município mais desenvolvido e tem um órgão oficial de turismo atuante e com interesse efetivo no desenvolvimento do turismo.
Mafra turística
Dos 69 municípios do Vale do Contestado, 12 são do grupo vermelho: Piratuba, Concórdia, Itá, Seara, Treze Tílias, Videira, Joaçaba, Fraiburgo, Mafra, Canoinhas, Caçador, Porto União e 18 do amarelo: Ipira, Peritiba, Alto Bela Vista, Presidente Castelo Branco, Capinzal, Irani, Lindóia do Sul, Tangará, Pinheiro Preto, Água Doce, Erval Velho, Curitibanos, Campos Novos, Itaiópolis, Três Barras, Irineópolis, Calmon, Matos Costa.
A Diretora de Turismo Eliane Villa Lobos Strapasson considera a classificação do município de Mafra uma conquista muito positiva, pois dos 69 municípios da região do Vale Contestado, apenas 12 atenderam aos critérios do Ministério do Turismo. "Isto demonstra que o município está apto a integrar o programa de regionalização, por estar em dia com suas tarefas, apresentando oferta turística, Departamento de Turismo e Conselho de Turismo", explicou. Ele conclui lembrando ainda que a regionalização turística traz benefícios para todos os envolvidos, pois aumenta a oferta, faz circular a economia e principalmente aumenta a permanência do turista na região. "A proximidade dos municípios facilita a circulação dos turistas e estimula a visitação em mais cidades do roteiro. Essa é mais uma conquista do trabalho em parceria entre poder público e setor privado", concluiu a Diretora.
Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mafra