You are currently viewing Professores da UFSC visitam agricultores de Porto União

Professores da UFSC visitam agricultores de Porto União

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

O objetivo das visitas é orientar as famílias que irão receber acadêmicos para estagiar em suas propriedades

 

No pavilhão da Igreja do Pintado na noite desta segunda-feira, 29, estiveram reunidos os professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis, com agricultores de Porto União para realizar uma parceria para que acadêmicos da instituição façam estágios nas propriedades.

 

A parceria entre a UFSC, Prefeitura e agricultores, trará a Porto União aproximadamente 70 acadêmicos dos cursos de Agronomia e Zootecnia, da disciplina "Vivência em Agricultura Familiar". Eles ficarão por um período de 21 dias nas propriedades, trocando experiências técnicas com os agricultores e aprendendo as formas como trabalham na agricultura familiar.

 

Coordenado pelo professor Oscar Rover foi realizada uma explanação sobre como deve ser este estágio obrigatório para os acadêmicos. Estão em Porto União visitando os agricultores seis professores e seis acadêmicos que já fizeram esta disciplina.

 

"Os acadêmicos ficarão 21 dias nas propriedades dessas famílias, trabalhando, participando no dia-a-dia e interagindo com eles. No futuro serão profissionais que terão que orientar os agricultores, por isso é fundamental que eles conheçam as dificuldades e desafios que a agricultura familiar enfrenta, para justamente atuarem como bons profissionais", explica Rover.

 

O acadêmico Gerson Elesbão destaca que a maioria dos alunos tem origem urbana e não sabem como é a dinâmica de uma propriedade rural. "Eu já participei e agora estou auxiliando a organização desse grupo. Para mim esta experiência é muito importante, pois traz uma vantagem a mais, pois você conhece diretamente o trabalho do agricultor e quando profissional tem um entendimento maior", acredita.  

 

O produtor de terneiros Alvir Volanik que participou da reunião e receberá um estagiário, acredita que essa troca de experiência é importante para todos. "É uma troca de experiência muito boa, pois são na maioria jovens, que você não conhece e sem experiência, mas com uma vontade grande de aprender", falou Volanik.

 

Essa parceria foi possível graças ao contato do vereador Aires Niedzielski que já trabalhava com o professor Rover e assim surgiu a possibilidade de Porto União participar desta disciplina da UFSC. Aires ao lado do secretário de agricultura, Roberto Bonfleur, e da médica veterinária da secretaria, Ester Drosdoski, organizaram um roteiro de visita aos agricultores, onde junto com os professores da Universidade estarão de casa em casa orientando as famílias da cidade.

 

"Vai ser de grande valia para os agricultores esta troca de experiência e de informações. A agricultura familiar precisa de informações para o futuro. Hoje o acadêmico tem pouca informação sobre a agricultura familiar e com essa disciplina terão todas essas informações", afirma Aires. 

 

Bonfleur destaca a parceria entre a prefeitura e a UFSC, "a prefeitura por meio do prefeito Anízio de Souza deu total apoio a esse programa. É uma vivência diferente, pois Porto União nunca participou desse programa. A partir do dia 15 e agosto teremos mais de 70 acadêmicos da UFSC estagiando nas casas dos nossos produtores rurais".

 

Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto União