Para discutir e aprovar a atualização do mapa de regionalização do Turismo, o Conselho Regional de Turismo Vale do Contestado realizou reunião em Canoinhas. O encontro aconteceu na tarde de terça-feira,23, e contou com a presença de secretários e gestores de turismo das cidades de Canoinhas, Porto União, Três Barras, Piratuba, Água Doce, Caçador, Calmon, Videira e Campos Novos.
O prefeito Beto Faria, falou da necessidade dos municípios se unirem para planejar o turismo na região. "Todas as ações que sejam voltadas para o desenvolvimento turístico e cultural devem ser apoiadas", disse o prefeito. Para o diretor de turismo da prefeitura de Canoinhas, Marcelo Tokarski, a reunião do conselho foi importante para fortalecer ainda mais o Vale do Contestado, através da soma de esforços dos municípios, por meio de entidades públicas e privadas. "Um dos principais assuntos explicados é que o turismo sempre deve ser pensado e desenvolvido de uma forma regional e ele não depende apenas das ações do poder público", comenta Tokarski, que explica que dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo, apenas 29 dos 69 municípios que compõe a região turística do Vale do Contestado irão integrar o novo mapa do turismo brasileiro. "Entre esses municípios está Canoinhas. Já temos atrativos prontos, inclusive no roteiro Caminhos do Contestado, desenvolvido pelo Sebrae", enfatiza.
Para o deputado estadual Antônio Aguiar, os municípios de Canoinhas, Irineópolis, Porto União, Três Barras e Mafra, devem trabalhar juntos no projeto "Trem Turismo".O deputado falou que já está marcada audiência com a América Latina Logística (ALL) para tratar sobre o assunto e destacou a necessidade de poder público e privado unirem forças para fomentar o turismo na região. "O turismo depende de nós, do setor público, da iniciativa privada e de mais ninguém. Nós, como ponte entre o Governo e a sociedade vamos abraçar as boas ideias e ir atrás para colocar nosso Planalto Norte no mapa turístico do Estado", comentou Aguiar.
A reunião também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional, Ricardo Pereira Martin e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoinhas, Edmilson Verka.
Informou: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Canoinhas