Na sexta-feira, 05, foi realizada em Canoinhas Audiência Pública que debateu a reativação das ferrovias no Planalto Norte catarinense. O prefeito do município, Beto Faria, participou do evento e salientou o quanto será importante para a cidade e região ter a rede ferroviária em atividade. A Audiência aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença de deputados, prefeitos, vereadores e secretários da região, que defenderam a passagem da Ferrovia da Integração pelo Planalto Norte.
Um dos assuntos mais debatidos foi a construção da Ferrovia da Integração (ferrovia do frango), que deve ligar o Oeste ao Litoral de Santa Catarina. O pedido da comunidade é que a ferrovia possa passar pelo planalto norte, na antiga ferrovia do contestado, hoje sobre concessão da América Latina Logística (ALL), que se encontra com parte desativada. Conforme as autoridades locais a ferrovia da Integração poderia trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento regional.
O prefeito de Canoinhas, Beto Faria, lembrou da história do município que cresceu ao longo das estradas de ferro. Faria salientou que a reativação das ferrovias na região do Contestado traria um desenvolvimento sustentável. “Esse assunto tem muito haver com a nossa historia, e agora com o futuro do Planalto Norte. Essa é uma nova condição de desenvolvimento sustentável para nossa região”, disse.
O deputado Reno Caramori, que preside a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), comandou a audiência em Canoinhas. O deputado Antônio Aguiar, que foi o proponente da audiência, defendeu a ferrovia da Integração como forma de desenvolvimento para o estado. “Estamos de acordo com a ferrovia do frango, mas passando pelo planalto norte”, disse.
Presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias em Santa Catarina, o deputado estadual Dirceu Dresch, comentou que o estado será beneficiado por inúmeros projetos de ferrovias, entre elas a da Integração, ligando o Oeste ao Litoral. Dresch afirmou que já existem cerca de R$ 68 milhões garantidos para o projeto técnico, econômico e ambiental da ferrovia. “Temos a responsabilidade de desenvolver todas as regiões de Santa Catarina, e estou na luta para que o Planalto Norte reative sua malha viária”, afirmou.
Gerente de Patrimônio da América Latina Logística (ALL), Marcelo Fiegle, respondeu a inúmeras perguntas da comunidade que participou da audiência e das autoridades regionais. Segundo Fiegle a ALL tem previsto investimentos na casa dos R$ 42 milhões para recuperação do trecho entre Mafra e Passo Fundo (RS), iniciando as obras em 2014 com previsão de finalização em 2016. Conforme o gerente, o trecho que passa por Canoinhas, saindo de Porto União e chegando em Mafra, também está previsto no orçamento da empresa.
Entre os presentes na Audiência estavam os deputados Antonio Aguiar, Dirceu Dresch, Reno Caramori e Silvio Dreveck; o prefeito e vice de Canoinhas, Beto Faria e Wilson Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores, Renato Pike; o secretário de Desenvolvimento Regional, Ricardo Pereira Martin; Representante da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Norberto Luiz Fuck; Representante do Porto de Itapoá, Heglisson Mota de Castro e Representantes da América Latina Logística (ALL), Marcelo Fiegle.
Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canoinhas