No início da tarde desta terça-feira, 02, o Prefeito de Mafra e presidente da Amplanorte (Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense), Roberto Scholze, apresentou ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Wellington Bielecki, e à Gerência de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura, da 25ª SDR, o projeto PLANORTE LEITE.
O Prefeito explicou os objetivos do projeto, dentre eles o aumento da bacia leiteira da região; o fortalecimento das cooperativas e a constituição de uma grande rede de processamento de leite. “Visando o desenvolvimento da atividade leiteira e por conseqüência a melhoria de renda e qualidade de vida no meio rural, em nome da Associação, peço o apoio institucional da 25ª SDR”, disse. Além de Mafra, o Prefeito apresentará ainda neste mês o projeto na SDR de Canoinhas, onde também pedirá o apoio da instituição.
Incentivo
No ranking brasileiro de Estados produtores leite, Santa Catarina está entre os cinco primeiros. Com o intuito de aumentar a produção leiteira na região, o Prefeito Roberto Scholze vem participando de reuniões sobre o assunto junto a outros prefeitos do Planalto Norte. Para tanto, conta com a parceria de várias entidades como sindicatos e cooperativas, UnC (Campus Mafra e Canoinhas), IFSC, Embrapa Canoinhas, Cidasc e Epagri (Mafra e Canoinhas), além dos prefeitos da micro-região e do Colegiado dos Secretários de Agricultura da Micro-região. “O projeto Planorte Leite nasceu a aproximadamente dois anos da necessidade de potencializar a vocação leiteira de nossa região, que infelizmente vem caindo nos últimos anos”, explicou o Prefeito. Ele destacou ainda que percebendo isso, várias entidades se uniram propondo um estudo científico demonstrando a capacidade dos produtores em aumentar a produção. “O projeto é uma medida que visa desenvolver e fortalecer a cadeia produtiva do leite na região e beneficiar a população de todo o Estado, além das famílias de produtores”, concluiu.
Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mafra