You are currently viewing Comunidade prestigia lançamento do Projovem Trabalhador em Canoinhas

Comunidade prestigia lançamento do Projovem Trabalhador em Canoinhas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O auditório Manoel Guimarães, da Faculdade Metropolitana do Planalto Norte (Fameplan), ficou pequeno para tantos jovens em busca de qualificação profissional. O local sediou a primeira aula do Projovem Trabalhador, realizado pela Prefeitura de Canoinhas em conjunto com o Ministério do Trabalho, que capacitará 300 pessoas com idade entre 18 e 29 anos.


No município são ofertados os cursos de Administração, Agro Extrativismo, Beleza e Estética, Metalomecânica e ainda Turismo e Hospitalidade. Durante a primeira aula do Projovem, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Edmilson Verka, parabenizou os jovens por aproveitarem a oportunidade de receber qualificação. “É uma oportunidade única que vocês estão tendo. Aproveitem esses seis meses de curso”, disse o secretário.


Serão 350 horas de treinamento, capacitando jovens para ocupações alternativas geradoras de renda, por meio da qualificação social e profissional. Além de aprender uma profissão, os participantes do Projovem trabalhador receberão auxílio no valor de R$600, divididos em seis parcelas, além de kit com materiais para os cursos.


Em seu pronunciamento, o prefeito Beto Faria falou da necessidade em qualificação profissional, agradeceu o apoio de toda a sua equipe e comentou sobre as manifestações que acontecem em todo o país. “O país está vivendo uma manifestação popular. A comunidade está cobrando postura ética, que não deve ser apenas dos políticos, ou do poder executivo, mas também do legislativo, do judiciário e de todas as pessoas”, comentou o prefeito. Faria ainda citou exemplos e reforçou a importância de uma boa conduta. “A ética se ensina no berço. É isso que a comunidade está pedindo e a ética será um dos assuntos abordados durante todo o curso”, enfatizou.


O prefeito ainda pediu apoio da Cooperativa de Profissionais em Serviços Públicos e Privados de Santa Catarina, empresa responsável pelo Projovem, para a superação de metas e empregabilidade dos alunos que irão freqüentar os cursos no município. “Está no contrato com a Coopesc que pelo menos 30% dos alunos devem sair do curso empregados. Queremos superar essa meta. Não desistam, vão até o final porque o esforço vale a pena”, disse  Faria.


Entre os participantes da aula inaugural, estava o diretor da Companhia Canoinhas de Papel, Rafael Mirando Silva, que teve sua trajetória profissional citada como exemplo pelo vice-prefeito, Wilson Pereira e pelo secretário de Administração, Argos José Burgardt. “O Rafael é um ícone de transparência e honestidade”, comentou Burgardt. O vice-prefeito lembrou como foi o início do Projovem no município e pediu esforço aos alunos. “Estamos trazendo um curso de qualidade. Esperamos dedicação de todos vocês”, disse Pereira.


Durante a aula inaugural, o prefeito Beto Faria recebeu um kit de materiais do presidente da Coopesc, Roberto Franchini e realizou a entrega simbólica dos materiais para um aluno do Projovem. A aula inaugural também contou com a presença da superintendente da Fameplan, Rosane Godoi, da coordenadora pedagógica da Coopesc, Camile Berdiano, do secretário de Habitação de Canoinhas, João Ary Krautchychyn e de Larson Marcel Woiciechowski, que representou o secretário de Desenvolvimento Regional, Ricardo Pereira Martin.

 Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canoinhas