You are currently viewing Prefeito e Vice-Prefeito conhecem monitoramento de Câmeras da Polícia de Canoinhas

Prefeito e Vice-Prefeito conhecem monitoramento de Câmeras da Polícia de Canoinhas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria


Após a visita na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), de Canoinhas nesta terça-feira, 25, o Prefeito Anízio de Souza e o Vice-Prefeito Aloísio Salvatti foram até o quartel da Polícia Militar em Canoinhas, onde conheceram o funcionamento deste sistema que será implantado em Porto União.

O tenente-coronel Mário Renato Erzinger não estava no quartel, mas o Prefeito e o Vice-Prefeito foram recebidos pelo Tenente Mareda e pelo soldado Pilaty que explicaram quantas pessoas necessitam para manter o sistema e como ele funciona para operar. São 12 câmeras espalhadas nos principais pontos de Canoinhas que monitoram 24 horas por dia. Com esse sistema, segundo informaram os policiais, os casos de crimes nessas áreas diminuíram drasticamente e isso possibilitou que os policiais trabalhem em outras áreas.

Nesta quarta-feira, 26, o Prefeito Anízio e o Vice-Prefeito Salvatti receberam na Prefeitura a visita do tenente-coronel Mário e o Major Sérgio André Maliceski que explanaram como funcionarão as câmeras na cidade. “O objetivo é capacitar e potencializar a segurança pública do município, na questão da atividade preventiva, como corretiva e de investigação. São três eixos: o inibidor dos crimes, auxiliar no atendimento da polícia, investigação e prevenção”, destacou o Major. 

As câmeras serão instaladas após o processo burocrático, que vai licitar a empresa que instalará as câmeras e as dará o suporte técnico. O município dará uma contrapartida de 108 mil reais e o Estado bancará o restante (142 mil reais), para completar os 250 mil reais da instalação das dez câmeras.  Os locais onde serão instaladas as câmeras precisa ter acesso a rede de fibra óptica. 

“Definimos os pontos onde serão instaladas as câmeras de monitoramento e explanamos a parte técnica hoje. Cada ponto escolhido foi avaliado tecnicamente em prol da segurança e de logística. Claro que todos querem uma câmera próxima, mas foram escolhas técnicas das polícias. Isto não vai resolver todos os problemas de segurança, mas vai ser uma ferramenta muito importante para auxiliar as policias” destacou o Tenente-Coronel.

O delegado regional da Polícia Civil em Porto União Dr. Vinicius Buratto Iunes destaca que essas câmeras irão auxiliar não só na investigação, mas na prevenção de crimes. “As câmeras irão ajudar na investigação, por exemplo, onde ocorreu um furto e temos apenas a característica do veículo, podemos fazer o monitoramento e identificar este veículo. Os números já demostraram que onde foram instaladas as câmeras, os índices de criminalidade de infrações penais diminuíram significativamente” afirmou. 

O Vice-Prefeito já havia conhecido o processo em Canoinhas quando implantado no ano passado. “Já conhecia este projeto que na região iniciou em Canoinhas no ano passado e é importante para a nossa cidade a instalação dessas câmeras”, falou o Vice-Prefeito Salvatti. 

O Prefeito Anízio que conheceu o processo em Canoinhas na tarde de terça-feira, falou sobre o projeto Bem-Te-Vi como é denominado o projeto. “Serão 10 câmeras instaladas na área central e algumas nas saídas da cidade. Com isso, o munícipe terá mais segurança, pois os locais serão monitorados 24 horas por dia”, revelou o Prefeito.
O projeto aprovando a parceria entre Estado e Município foi aprovado na Câmara, na sessão desta terça-feira por unanimidade.

Estiveram presentes na reunião e no acompanhamento in loco o vereador Osmar Martins, o diretor do Departamento de Trânsito Municipal (Demutran) César Viganó,  o delegado da comarca de Porto União Wellington Gustavo Spiacci, o investigador Suter  e o comandante da Polícia Militar de Porto União, Tenente Dias.

Projeto Bem-Te-Vi
O projeto Bem-Te-Vi – Segurança por Videomonitoramento prevê investimentos de R$ 7 milhões para instalação dos novos equipamentos e reestruturação das centrais de monitoramento. Nesta segunda fase do projeto o objetivo é de estender o sistema para as cidades de médio e pequeno porte. Uma das novidades do novo sistema é que permitirá um trabalho com foco na investigação policial, uma vez que as imagens serão compartilhadas com as delegacias de polícia. A previsão é de ampliar para 393 o número de câmeras de vigilância nas 37 cidades conveniadas com a Secretaria da Segurança Pública. Os equipamentos serão instalados em bairros de maior movimentação e que concentram operações comerciais.

Estatísticas mostram uma redução criminal em áreas monitoradas. As câmeras flagram principalmente delitos contra o patrimônio, consumo de drogas e auxiliam a polícia na identificação de pessoas suspeitas. Para o Tenente Coronel Vânio Luiz Dalmarco, coordenador do Sistema de Videomonitoramento Urbano da SSP, além de aumentar a sensação de segurança na região monitorada, os equipamentos contribuem para inibir a ação de criminosos.

Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto União