Para comemorar os 102 anos de emancipação de Canoinhas, a prefeitura realiza em setembro a Festa Estadual da Erva-mate (Fesmate) que, em sua décima nona edição, reforça a proposta de manter a tradição da erva-mate, além de oportunizar diversão e lazer a todas as famílias canoinhenses. Para falar sobre a preparação do evento, o prefeito Beto Faria reuniu a comissão organizadora, presidida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Edmilson Luiz Verka.
A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira, 17, no gabinete do prefeito e contou com a presença dos coordenadores de cada área da festa, como: expofeira da indústria e comércio; atividades culturais e artísticas; estruturas e shows; controle de comercio ambulante; planejamento; limpeza do parque; infraestrutura do parque; exposição pecuária; atendimento de emergência e vigilância sanitária; gastronomia; coordenação da escolha da rainha; transporte; licitações e contratos; assessoria jurídica e assessoria de comunicação. O prefeito Beto Faria pediu compromisso e dedicação dos servidores. “Peço o costumeiro empenho de toda a equipe. Muitos de vocês já participaram de outros eventos e têm uma bagagem que necessitamos para que a Fesmate seja coroada de êxito”, disse o prefeito.
Durante a reunião o prefeito também comentou sobre as dificuldades econômicas que o município tem passado e a necessidade de mudança na forma que eram realizados os eventos organizados pela prefeitura. “As dificuldades econômicas nos fizeram reduzir os eventos, então demos um norte na seguinte condição: Em anos ímpares, acontece a Fesmate e em anos pares, se acontecer, um evento voltado ao Agronegócio (Agrofest)”, explicou Faria, que também destacou a responsabilidade em administrar os recursos públicos. “Sempre devemos trabalhar de maneira correta e sempre respeitando o dinheiro público”, enfatizou o prefeito.
“A nossa responsabilidade é muito grande. Vamos manter a tradição da cultura e da erva-mate e com a dedicação de todos vocês vamos fazer um evento muito bonito”, disse o presidente da comissão organizadora da Fesmate e secretário de Desenvolvimento Econômico, Edmilson Luiz Verka. O coordenador geral da Fesmate, Marcelo Tokarski, comentou que o objetivo é fazer um evento voltado para as famílias canoinhenses, valorizando também os artistas da terra. “Temos muitos talentos em Canoinhas e pretendemos dar espaço e valorizar os artistas locais”, explicou Tokarski.
A 19ª Fesmate deverá acontecer entre 12 e 15 de setembro, no Parque de Exposições Ouro Verde, com portões abertos à comunidade.
Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canoinhas