O Sebrae e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável ministraram uma palestra na noite desta terça-feira, 18, no Auditório da Unc, sobre a economia catarinense com o tema “A Nova Economia Catarinense, A BMW e Você”. A Nova Economia integra projetos que vão desde o apoio financeiro e de consultoria de gestão a catadores de lixo, a atração de grandes investimentos como a BMW e a política de inovação.
A palestra foi comandada pelo Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, e pelo Gestor do Sebrae, Douglas Luís Três, e mostrou o novo rumo da economia catarinense e o salto que o estado está recebendo com a vinda de uma fábrica da BMW para Santa Catarina.
O projeto em parceria com o governo do estado e o Sebrae soma 74 milhões de reais e tem projetos básicos. O primeiro é o juro zero, parceria com o Badesc e bancos de micro créditos, que oferecem juros zeros ao empreendedor individual. “É juro zero mesmo. Em seguida o Sebrae faz consultoria por um ano para mostrar como o empreendedor deve usar esse recurso”, explica Douglas.
O outro é o projeto desenvolvimento de polos industriais e a junção de empresas, levando ao empreendedor tecnologias e transferência de consultoria, “são ações dentro do Estado para melhorar o produto e vender para quem precisa”, completa o Gestor do Sebrae. O outro ponto apresentado é o desenvolvimento territorial, que busca levar mais planejamento aos municípios.
Segundo apresentou Bornhausen, a base da economia de Santa Catarina é formada por 60% dos empregos das pequenas em micro empresas. “Santa Catarina está sendo parceira do empreendedor, dando suporte através dos projetos. Mostramos que a BMW vai trazer um salto para o futuro, com um selo de qualidade que vai ser distribuído em todo Estado. Vamos distribuir esse conhecimento que a BMW vai trazer. Isso não é mais sonho é realidade”, afirmou ele.
O secretário falou sobre a situação específica do Planalto Norte e reconheceu que a região precisa de mais apoio. “Somos parceiros. Boas soluções para região estão a caminho. Mas não consigo de Florianópolis saber o que Porto União quer. Porto União que sabe das necessidades e tem que me dizer. O que eu posso fazer é ser parceiro, dando as ferramentas para que a cidade saiba melhor para onde vai”, falou Bornhausen.
“Abrir os horizontes”, assim o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente de Porto União, Christian Martins, definiu a palestra. Para ele essa parceria Sebrae, Associação Empresarial de Porto União e as Secretarias de estado do município fortalece o empresário. “Temos uma parceria muito forte com a secretaria de Estado e junto com o Sebrae. Estamos desenvolvendo o planejamento para Porto União. Com isso, vamos conhecendo os passos que deverão ser tomados. Precisamos estar unidos para ir adiante” enalteceu.
O Prefeito Anízio de Souza e o Vice-Prefeito Aloísio Salvatti estiveram presentes e comentaram a palestra. “Eles mostraram os reflexos nos municípios do estado com a vinda da BMW e o Secretário se mostrou parceiro na luta com relação a diferença dos impostos entre Paraná e Santa Catarina”, disse Salvatti.
Para o Prefeito Anízio a palestra foi bastante esclarecedora. “Foram abordados temas importantes. Quem veio, saiu com uma ideia bem nítida do que queremos para o desenvolvimento de Santa Catarina e principalmente em Porto União. Hoje o dia foi bastante positivo, começou com a inauguração da loja Berlanda e finalizou com essa palestra”, destacou o Prefeito Anízio.
ICMS
Para Bornhausen a medida a ser tomada para solucionar o problema de ICMs é equalizar as áreas conurbadas. “São três municípios de Santa Catarina: Mafra, Dionísio Cerqueira e Porto União. Precisamos de um regime especial, não podemos desindustrializar e acabar com o comércio dessas cidades e expulsar os catarinenses que trabalham aqui”, disse. Ele afirmou que será parceiro e ajudará junto ao governador do Estado uma solução para essa diferença de imposto.
Informou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto União