Foi inaugurado no sábado, dia 24, o Centro de Pré-Parto e de Parto Normal, na maternidade do Hospital de Três Barras, que passa a denominar-se “Dr. Odenir Rissi”.
Foi procedida antes uma homenagem aos familiares do médico Onedir Rissi (in memoriam), que foi um grande batalhador em benefício das gestantes no sentido de humanizar o parto normal e passa a denominar o local. Durante o tempo que trabalhou no hospital, realizou mais de mil partos e permitiu duas importantes premiações à maternidade: uma do Ministério da Saúde, prêmio “Gauba de Araujo” e pela UNICEF, o prêmio de “Hospital Amigo da Criança”.
Participaram do evento seus pais Fausto e Neide Rissi, sua esposa Audrei e demais parentes, além de algumas crianças que foram atendidas por ele, desde a primeira até a última.
Também foi inaugurado o Centro Cirúrgico, mas que não pode ser aberto à visitação por já estar em funcionamento.
A ala de pré-parto e centro de parto normal tem uma área construída de 160,72m2.
O pré-parto oferece a paciente um ambiente tranquilo e adequado para que o parto ocorra o mais natural possível e como mínimo de intercorrências. Oferece conforto, privacidade e liberdade para a mulher no momento de dar à luz. O parto humanizado oferecido pela instituição consiste em garantir o direito à liberdade, conhecimento e ao protagonismo da mulher na hora do seu parto. As dependências do setor de pré-parto é composto de uma banheira de hidromassagem, sala de repouso, relaxamento, exercícios e preparação para o parto, além de sala de parto, banheiro, cantinho para o chá e jardim interno.
Os recursos e doações de equipamentos para o pré-parto foram realizados por empresas locais (Rigesa e Mili, especialmente), prefeitura municipal de Três Barras e governo do Estado, através de uma emenda parlamentar do deputado Darci de Matos.
São efetuados cerca de 40 partos mensais, sendo que destes 60% são normais.
Desde a abertura da maternidade, no ano de 2000 já foram realizados 4.431 nascimentos e cerca de 30% deles são de gestantes de outras cidades. Conta hoje com 25 profissionais: 6 obstetras, 5 pediatras, 3 anestesistas, 2 enfermeiras obstetras, 9 técnicos em enfermagem e 2 auxiliares de serviços gerais.
Durante os pronunciamentos foi visível a emoção que tomou conta dos seus familiares e de pessoas que tiveram contato mais próximo do médico durante o trabalho que exerceu.
O prefeito de Três Barras, Dr. Elói José Quege, lembrou alguns momentos importantes na convivência como médico na lide diária do Hospital e Maternidade. Destacou seu espírito empreendedor e perfeccionista, fato também lembrado por outros que se pronunciaram. Participaram da inauguração, o Secretário Regional Argos José Burgardt, representando o Governo do Estado; prefeito de Três Barras, Elói Quege; ex-prefeito de Três Barras, Adhemar Schumacher; presidente da Fundação Hospitalar de Três Barras, Luiz Alberto Jenzura; gerente de Relações Públicas da empresa Rigesa, Antônio Tsunoda, vereadores, médicos, enfermeiros, técnicos e funcionários do hospital.
Fonte: Wilson Wiese – Assessor de Imprensa.