15 de junho: Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O processo de envelhecimento é um fenômeno mundial devido ao aumento da longevidade e, com isso, uma série de transformações sociais e econômicas vem acontecendo, além de uma infinidade de preocupações. Dentre elas, o aumento da violência contra a pessoa idosa, geralmente no seio de sua família, local que deveria ser de máxima proteção. No âmbito nacional, a violência contra idosos se expressa em tradicionais formas de discriminação e as denúncias de maus-tratos e negligências são freqüentes.

Na perspectiva de romper com o pacto do silêncio a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa. O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violência que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos. Os serviços ofertados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, por meio da equipe de profissionais desenvolve ações que buscam conscientizar os familiares, no sentido da garantia de segurança, afeto e desenvolvimento da autonomia das pessoas idosas. Tais ações objetivam contribuir para uma processo de envelhecimento saudável e autônomo, possibilitando também aos profissionais a possibilidade de detectar situações de violência e maus tratos, na perspectiva de romper com a cultura do desrespeito, vislumbrando a construção da cultura da valorização e respeito para com as pessoas idosas.

É preciso formar uma consciência para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger os idosos.Não se Omita!Violência contra o idoso é crime.DENUNCIE:Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – 3522-9802. Delegacia de Polícia da Criança, do Adolescente e de Proteção a Mulher e ao Idoso – 3523-3821.

 "Saber amadurecer pode ser uma arte, mas com certeza,
arte maior é saber desfrutar com todo sabor o doce
de se tornar um pouco mais maduro a cada dia…"

 Fonte: Imprensa P.M. de Porto União.