Três Barras – Três novas salas de aula com sanitários e bebedouro, cobertura do pátio com instalação de estrutura metálica e piso em lajota, reforma geral do prédio da escola e do ginásio de esportes com substituição de esquadrias, vidros, portas, calhas e telhas, instalação elétrica e hidráulica de todas as dependências e construção de banheiro para uso dos professores são algumas das benfeitorias que a Escola de Educação Básica Frei Menandro Kamps, de Três Barras, recebeu do Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas após a conclusão da reforma geral e ampliação do prédio em um investimento que chegou ao montante de R$ 1.494.866,05.
Vandalismo
A única escola estadual que oferece ensino fundamental e médio escola e que atende os moradores do maior Distrito do Município, o São Cristóvão, havia sido alvo da ação de vândalos durante o período das férias escolares de verão. Em janeiro o Secretário Regional Edmilson Verka atendendo solicitação da direção e professores, foi pessoalmente verificar a situação do prédio e ficou horrorizado com o que encontrou. Os vândalos e ladrões aproveitaram o período de recesso escolar para destruir e saquear o patrimônio que é pago pelo próprio cidadão. Vidraças das janelas haviam sido quebradas, paredes pichadas, portas destruídas e para piorar a situação os roubos continuavam a cada dia. “Eles escalavam as paredes, arrebentavam as janelas para entrar no prédio e roubar o que encontravam pela frente, as esquadrias de alumínio das janelas, as luminárias e até os trilhos das cortinas”, lamentaram na época a diretora Denise Regiane Voigt e a assessora Jociane Zaranski. Quase todas as paredes estavam pichadas, todas as portas das salas foram tinham sido arrombadas, muitas lâmpadas e luminárias foram furtadas, os ventiladores foram danificados e até a porta de ferro do ginásio de esportes já havia sido roubada três vezes. Denise relata que a maioria dos ataques acontece a noite e aos fins de semana. “Infelizmente a escola também estava servindo de ponto de consumo de drogas como o crack”, alertou.
Projeto Aprovado
Diante do quadro Verka imediatamente se comprometeu com a direção da escola em buscar os recursos necessários para garantir a reforma geral do prédio, já que não havia condições mínimas de trabalho no local. Verka não só garantiu a reforma, mas também a ampliação da escola além de outras benfeitorias que não haviam no local. O projeto de reforma da escola foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Regional e os recursos descentralizados do Governo do Estado para a SDR de Canoinhas. Em maio a empresa Rocha Empreendimentos Ltda, vencedora da licitação, iniciou os trabalhos e cinco meses depois, a reforma geral foi concluída e entregue a comunidade escolar em solenidade de inauguração presidida pelo próprio Governador Leonel Pavan nesta quarta-feira (26).
Alegria Especial
Pavan disse que sentia uma alegria especial em inaugurar mais uma escola, pois sabe que os investimentos feitos em educação proporcionam um retorno especial em termos da melhoria da qualidade de vida dos estudantes e professores, bem como da população em geral. “Quando uma criança estuda em uma escola bonita e bem cuidada, ele tem um ânimo a mais para ir bem nos estudos e tem prazer e orgulho em se dirigir todos os dias para lá, o mesmo acontece com os nossos professores”, destacou.
Prefeito faz apelo a comunidade
O prefeito de Três Barras, Dr Elói Quege também participou da solenidade e destacou o empenho da SDR de Canoinhas em viabilizar obras e recursos para o seu município. “Nunca recebemos tanto do Governo do Estado como recebemos nesta gestão, temos várias obras com recursos estaduais em andamento e isto comprova que Três Barras está crescendo graças a esta parceria que temos com a SDR e com as demais Secretarias de Governo”, comentou. Quege pediu aos alunos e a comunidade que assistiam a solenidade que tomem cuidado com o patrimônio que estavam recebendo. “Esta escola não é do governador e nem do prefeito é de cada um de vocês, então cuidem dela, não permitam que ninguém a destrua, afinal é um patrimônio que custou caro e merece o respeito e o cuidado pessoal de cada um”, falou.
Diretora agradece empenho
A diretora da escola, Denise Regiane Voigt, agradeceu o empenho pessoal do secretário regional que na sua opinião “não mediu esforços” para viabilizar a reforma. “Com certeza esta reforma é um presente para cada aluno, professor e servidor que estuda ou trabalha aqui e também para a comunidade do Bairro São Cristóvão”, elogiou.
Compromisso Cumprido
Em seu discurso o secretário regional Edmilson Verka também fez um apelo aos moradores do bairro para que chamem a polícia militar sempre que presenciarem alguém destruindo ou furtando a escola. O secretário fez um pedido ao prefeito municipal para que disponha um vigia para cuidar do prédio pelo menos no período noturno, madrugada e finais de semana. Como todas as escolas do Estado a Escola Frei Menandro Kamps conta com serviço de vigilância eletrônica monitorada prestada por uma empresa de Florianópolis. Porém este sistema não tem sido eficiente para conter a onda de vandalismo que atingiu a Frei Menandro. “É com muita satisfação que estamos cumprindo mais este compromisso”, definiu o secretário Edmilson Verka, que destacou que ainda neste ano serão inauguradas outras obras importantes na área da Educação, como a construção do novo prédio da EEB Rodolfo Zipperer, o ginásio de esportes da EEB Germano Wagenfuir em Porto União, entre outras. Também participaram a solenidade de inauguração os prefeitos de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti e de Major Vieira, Israel Kiem, além de vereadores, gerentes da SDR, secretários municipais e demais autoridades.
Fonte: SDR – Canoinhas