Cohab realiza debate sobre situação da habitação popular na Regional de Canoinhas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Canoinhas será sede, na tarde desta quinta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Canoinhas, de um encontro realizado pela Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) para levantamento de dados para elaboração do Diagnóstico Regional Habitacional de Interesse Social.

A reunião regional que acontece às 16h00 está sendo articulada pela Gerência Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR. Participaram das atividades membros do Conselho de Desenvolvimento Regional (Prefeitos, Presidentes de Câmaras de Vereadores e representantes da sociedade Civil Organizada), e outras entidades ligadas à questão habitacional dos seis municípios que compõem a regional de Canoinhas.

Os trabalhos serão conduzidos pela assessora de Planejamento da Cohab, Kátia Regina H. Schappo, pela gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR Canoinhas, Anita Pereira, e pelos técnicos da Demacamp – Planejamento, Projeto e Consultoria, empresa contratada para prestar serviços técnicos para elaboração do Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social (PHIS).

De acordo com o Secretário Regional, Paulo Sérgio Stocker, serão debatidos temas como obstáculos acerca da habitação popular, experiências negativas e positivas, disponibilidade de terrenos, valores, entre outros. No evento também será realizado um debate, onde representantes de cada município vão expor sua realidade, entre problemas e necessidades, em relação à habitação popular. O objetivo, de acordo com a Cohab, é precisar com mais clareza a situação habitacional de cada região. “Reuniões como esta estão ocorrendo nas 36 Regiões do Estado, para a elaboração do diagnóstico habitacional”, explicou o secretário.


O Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social (PCHIS) deverá estar concluído até 31 de dezembro de 2010. Ele irá definir metas e ações no setor habitacional, abrangendo todo o território catarinense, pelo prazo de 15 anos, tendo como objetivo promover a garantia do direito de moradia digna e cidades sustentáveis a todos os cidadãos do Estado, respeitando as particularidades culturais de cada região e preservando a qualidade do meio ambiente.

Fonte: Imprensa Secretaria Regional de Canoinhas