Prefeito de Mafra, Jango Herbst, Secretário Estadual de Educação, Paulo Bauer e diretora-geral da 25ª SDR, Taísa von Linsingen Tavares assinaram termo de abertura de licitação da obra, na tarde da última quinta-feira, 25 de março
O município de Mafra vai contar com um novo Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) a partir de 2011. Na tarde da última quinta-feira foi assinado um termo para dar início do processo licitatório para construção deste centro, entre o Prefeito Jango Herbst, o Secretário Estadual de Educação, Paulo Bauer e a diretora-geral da 25ª SDR Taísa von Linsingen Tavares. No momento da assinatura também estiveram presentes os secretários municipais e o representante do deputado estadual Antonio Aguiar, João Batista Leite.
Obra
Com área construída de 5.529,50m² e valor previsto da obra de R$ 5.769.104,15, (chegando a aproximadamente R$ 11 milhões com equipamentos e mobiliário) a construção será viabilizada com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). O Executivo Municipal adquiriu um terreno em 2009, localizado na Vila Nova, para a instalação da unidade em Mafra, que comportará 12 salas de aula, 6 laboratórios básicos, 2 laboratórios específicos, biblioteca, auditórios e quadra poli esportiva. "Peço ao executivo que estimule as empresas locais ou da região a participarem desse processo licitatório", comentou Paulo Bauer. Além disso, acrescentou que "é importante envolver as classes empresariais, a universidade e a comunidade local para identificar cursos que atendam a demanda na formação de mão-de-obra qualificada, voltados à realidade da região".
União de forças
Durante a reunião para assinatura do termo, o Prefeito Jango disse que Mafra está preparando sua juventude para o mercado de trabalho. Ele também lembrou do esforço conjunto do executivo local para viabilizar a construção de um Cedup no município. "Mafra vem se destacando como pólo profissionalizante. Essa realidade deve ser continuada, por isso, agradeço o Secretário Estadual de Educação e à diretora-geral da 25ª SDR pelo apoio e por acreditar no potencial educacional de Mafra", disse o Prefeito.
Para Taísa von Linsingen Tavares, o processo de construção de uma escola técnica profissionalizante foi devido à proposta do Secretário Estadual de Educação feita a ela e em seguida aceita pelo prefeito municipal e seu secretariado. "Fomos à Brasília no ano passado (audiência com o Ministro Fernando Haddad), conseguimos a viabilização da escola e hoje assinamos o termo de licitação da obra que em 2011 estará funcionando", completou a Taísa.
O Secretário Estadual de Educação enalteceu o esforço e empenho do Prefeito Jango em assegurar para Mafra uma conquista tão importante para o futuro dos jovens da região, demonstrando a sensibilidade do chefe do executivo, quando o tema é educação.
Qualidade de ensino
Para o Paulo Bauer, Mafra é uma cidade que experimenta um desenvolvimento econômico visível e acentuado. "Mafra está numa região exportadora, de economia diversificada e como não podemos perder essa característica de descentralização, de desenvolvimento distribuído e ordenado do nosso Estado, não queríamos que Mafra, que hoje tem uma universidade, não tivesse uma unidade de ensino médio profissionalizante de qualidade. Por isso Mafra recebe esta escola", explicou o Secretário. Ele também comentou sobre o alcance de uma unidade de ensino num pólo como Mafra. "O prefeito viabilizou a área de terras necessária para a instalação da escola. Como é um espaço grande, que vai possibilitar no futuro sua expansão, também vai permitir que alunos de outras cidades e cidades vizinhas venham estudar aqui, conquistando os conhecimentos necessários para trabalhar em favor do município e da região".
Além de Mafra, o Ministério da Educação também autorizou o início do processo licitatório para construção de outras quatro unidades do Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) nos municípios catarinenses de Abdon Batista, Curitibanos, Guaramirim e Rio do Sul.
Fonte: Prefeitura Municipal de Mafra.