Com o objetivo de capacitar os professores da rede publica municipal, a Secretaria de Educação de Canoinhas em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de aprendizagem Comercial), realiza nos dia 10 e 11 de fevereiro o IV Seminário de Educação Municipal.
Com o tema “Novos Desafios para o Século XXI”, para refletir sobre o papel social do educador, as competências para ensinar no século XXI e os desafios de construir uma nova escola.
Oferecer educação de qualidade é um desafio que se lança no cotidiano do educador, do qual não se exige somente o domínio de conhecimentos específicos, mas também “a boniteza do sonho de ensinar e aprender com sentido”, parafraseando Moacir Gadoti.
Mais de 500 educadores participam do evento, que reuniu, diretores de Escolas e CEIs, orientadores, professores e estagiários.
A solenidade de abertura contou com a participação do vice-prefeito Beto Faria, representando o prefeito Leoberto Weinert, Maria de Lourdes Brehmer, secretária de Educação, Alex Luiz Mariano, representando o SENAC.
Beto Faria se pronunciou em nome do prefeito, enaltecendo a importância de momentos como este, proporcionado pela nossa educação na qualificação dos nossos profissionais, preparando o nosso município para o futuro, em seguida agradeceu as autoridades presentes, ao SENAC pela parceria e declarou aberto o evento.
Após a abertura ainda pela manhã os participantes assistiram palestra sobre o tema central do Seminário, ministrada por Adair Ângelo Dalarosa, Professor Adjunto de Filosofia na Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuando na graduação e no Mestrado. Em seguida houve debate dirigido pela coordenação pedagógica da Secretaria.
Á tarde aconteceram oficinas pedagógicas, divididas em grupos nas escolas, e que tiveram continuidade dos trabalhos no dia seguinte.
E para encerrar o IV Seminário de Educação Municipal, houve uma inovação em relação aos anteriores, a elaboração do relatório final de avaliação, objetivando reflexão e análise dos temas desenvolvidos nas oficinas com base na identificação estabelecida por cada um, com a prática educativa.
“Ensinar é um exercício de imortalidade, de alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais”… (Rubem Alves).
Fonte: Imprensa Prefeitura M. de Canoinhas