Porto União será palco da maior Festa da região
Porto União em Santa Catarina recebe entre os dias 04, 05, 06 de dezembro de 2009, a 3ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo. Porta de entrada de Santa Catarina, e na divisa com o Paraná, Porto União é cidade gêmea de União da Vitória (PR). A Festa já entrou para o calendário das festas Catarinenses, com uma grande riqueza e identidade cultural. A cidade tem como uma de suas tradições, a boa recepção aos visitantes que aqui chegam. Na 3ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo não será diferente, com um público esperado de mais de 50 mil pessoas, a Festa acontecerá no Espaço Estação União. Capital Catarinense do Steinhaeger, Porto União fabrica a bebida de origem alemã que tem no município a única fábrica fora da Alemanha com a fórmula original. O Xixo, encontrado somente na região, são pequenos cubos de carnes com tempero especial, assado como o churrasco. Com essas duas peculiaridades, a Associação Comercial de Porto União (Acipu), comandada por Aloísio Salvatti e a prefeitura, por Renato Stasiak, decidiram em 2007 criar a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, voltada para a população. O local não podia ser mais democrático do que a divisa entre as duas cidades, que também divide os estados do Paraná e Santa Catarina.
“A entrada é gratuita. As pessoas podem ir assistir a shows e participar das brincadeiras, sem pagar nada. Lá é o encontro das pessoas, independente da classe social”, afirmou Salvatti. O objetivo principal da festa é divulgar a cultura local e atrair cada vez mais pessoas, para conhecer a cidade e sua riqueza histórica, cultural e natural. De acordo com o presidente da Acipu, a importância da festa para o turismo local é grande, “já que com a vinda de pessoas de outras cidades e estados, acabam gerando movimento nos postos de combustíveis, nos restaurantes, hotéis e outros comércios. As pessoas vêm para a cidade e podem conhecer melhor e um pouco dos nossos atrativos”, revelou. Está confirmada a banda Cavalinho, que comanda a Oktberfest de Blumenau. Também da Oktberfest de Blumenau vem à centopéia do chopp. (Veja a programação abaixo).
Como no ano passado a chegada do Papai Noel da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) acontecerá na primeira noite da Festa. Mas antes, às 17 horas, acontece o tradicional desfile de abertura pelas principais ruas da cidade com carros alegóricos e os trajes típicos da região.
A origem do xixo
Uma comida típica de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), a origem do xixo está sendo pesquisado pelo escritor Sérgio Buch. A origem deste tipo de comida pode ter vindo da imigração Russa e Árabe nas cidades segundo ele.
A tradição de espetar nacos de carne é antiga e existe histórico de que isso já era feito pelos japoneses e chineses, mas a carne usada normalmente era o frango.
“Na cultura árabe existe o michuy, que era um espeto com carne de carneiro e o Chich-Kebab (Shish) = “Quibe no espeto”. Se analisarmos isso vemos uma pequena coincidência na pronuncia com o xixo”.
Ele ainda conta que no sul da Rússia eram feitos espetos de aço e prata com uma argola “igual a que é usada aqui nas cidades”. Na Rússia a carne de espeto é chamada de chechelik.”Se buscar no “dicionário mor” vemos que chicha e chicho são nacos de carne retiradas daquela preparada para ensacar. Mas, nas festas de igrejas das cidades se popularizou a escrita xixo”, uma corruptela da palavra chicho.
A forma de fazer o xixo começou nas grandes churrascadas, as sobras de carne no final eram colocadas no espeto para consumo dos assadores. ”Daí pode vir outra variação, pois existe a pronúncia usada antigamente pelos mecânicos, quando um trabalho era mal feito, que era um chachicho, e este nome chachicho vem de salsicha”.
Antigamente na preparação da salsicha eram colocados restos de carnes. Hoje, o espeto leva carnes nobres, de gado bovino e suíno com tempero e tem outra particularidade que é o espeto de aço com a argola. A argola foi feito para que nas festas de igrejas facilitasse a degustação do alimento. Com a argola o espeto pode ser pendurado nas barracas das festas realizadas.
Em outras cidades existem o espeto de carne que muitas vezes é confundido com o xixo, “mas esses alimentos além de serem feitos com pimentão e cebola, o espeto usado é de madeira o que descaracteriza o xixo servido nas nossas cidades”, afirma Buch. (com informações de Sérgio Buch)
A história do Steinhaeger
A história do Steinhaeger começa há aproximadamente 400 anos, nas encostas dos Alpes, em uma aldeia chamada Steinhägen, que significa “aldeia de pedra”. Foi nesta aldeia uma saborosa e incolor bebida bi-destilada extraída das bagas de Zimbro (Wacholder) foi elaborada. Ela ficou mundialmente conhecida como Steinhaeger: uma finíssima bebida, sem elementos químicos e de paladar incomparável. O Steinhaeger é embalado em uma garrafa de louça escura, que ajuda a manter suas propriedades aromáticas por muito mais tempo.
Em Porto União, onde é fabricado o melhor Steinhaeger do Brasil, o Steinhaeger Doble W, produzido artesanalmente desde 1962 pela destilaria Doble W, mantém a originalidade e pureza da fórmula alemã, (sendo a única fabrica fora da Alemanha com a mesma fórmula) com dosagens exatas de destilados de cereais, bagas de zimbro, raízes, sementes e cascas.
PROGRAMAÇÃO:
Sexta-feira 04/12/2009
17h – Desfile
19h – Abertura Oficial do Evento
20h – Chegada Papai Noel – CDL
21h – Apresentação da Banda do Barril
Sábado: 05/12/2009
10h – Desfile
12h – Almoço
13h30 – Tarde Dançante da Melhor Idade –
15h – Apresentações Folclóricas da Melhor Idade
15h – Passeio de Trem
16h30 – Passeio de Trem
17h00 – Apresentações Folclóricas
18h30 – Brincadeiras Germânicas
19h30 – Apresentação – Nany Brazil Show
21h – Banda Cavalinho
Domingo: 06/12/09
10h – Inicio das Atividades
11h – Banda Primavera
12h – Almoço Banda
14h – Brincadeiras Germânicas
15h – Passeio de Trem
16h – Apresentações Folclóricas
16h30 – Passeio de Trem
19h – Banda By Brazil
Fonte: Imprensa Três Barras