SEMANA DE CAPACITAÇÃO – Major Vieira
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVEU SEMANA DE CAPACITAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação Major Vieira promoveu capacitação para professores na semana de 26 a 30 de outubro.O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS terá uma carga horária de 80 horas. A segunda etapa acontecerá dias 29 e 30.01.2010 e 1,2 e 3.02.2010. O trabalho consiste em levantar os conteúdos que desejamos ensinar aos alunos, por série e por disciplinas. Efetuado este levantamento, definiremos qual será a seqüência didática de cada conteúdo, ou seja, qual vem primeiro, qual é base para outros conteúdos e qual pode ser desenvolvido de forma interdisciplinar. O próximo passo é o levantamento de metodologias que podem ser trabalhadas em cada conteúdo. Quando a proposta estiver pronta cada conteúdo terá um sugestão de metodologia, facilitando o trabalho dos professores e garantindo que a diversidade de metodologias possam trazer, às salas de aula, mais ânimo e mais vontade da descoberta. Ao final do trabalho, a equipe gestora do PRODE, que estuda os casos específicos de dificuldades de aprendizagem selecionará os conteúdos que servirão à educação inclusiva, apontando também as metodologias para eles. Concluindo as atividades o município terá em mãos: · Proposta pedagógica para educação infantil;· Proposta pedagógica para ensino fundamental (anos iniciais);· Proposta de inclusão. 1 – CONTEÚDOS DO PROJETO Os conteúdos do PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS são: PARTE 1 – construção coletiva da proposta pedagógica, elaborada pelos professores do próprio município, totalizando 40 horas presenciais. · Educação infantil (conteúdos e metodologia)· Ensino fundamental – anos iniciais (conteúdos e metodologias)· Currículo adaptado (conteúdos e metodologias)· Projetos interdisciplinares PARTE 2 – formação para uso da proposta – 40 horas presenciais . · Como trabalhar em sequências didáticas?· Como trabalhar projetos interdisciplinares?· Como melhorar o processo de avaliação dos alunos?· Como melhorar a produção de textos dos alunos?· Como trabalhar raciocínio lógico-matemático? 2– CURRÍCULO DO PROFESSOR QUE MINISTRARÁ O CURSO RESUMO DO CURRÍCULOGeraldo Peçanha de Almeida – Professor da Universidade Positivo. Professor da UFPR: Universidade Federal do Paraná. Professor de comunicação e de pós-graduação do IBPEX – Instituto Brasileiro de Pós-Graduação. Foi professor de educação infantil, das séries iniciais e do ensino médio. É arte-educador, autor e diretor teatral. Foi colunista do Jornal O Estado do Paraná, semanalmente, na coluna O Paraná Educa. Tem reconhecimento profissional publicado pela Folha de São Paulo, e pela Gazeta do Povo. É palestrante em todo o Brasil. Consultor em educação em municípios do Paraná e Mato Grosso. Membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade e atualmente é Diretor do Instituto Educa Brasil. Formado em educação pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Teoria Literária pela UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina. Foi consultor do MEB/CNBB. Curso superior: Pedagogia – UNESP – Universidade Estadual Paulista.Mestrado: Letras – UFPR – Universidade Federal do Paraná.Doutorado: UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina Mais informações sobre currículo acesse: www.geraldoalmeida.com.br LIVROS PUBLICADOS PELO PROFESSOR QUE MINISTRARÁ O CURSO 1. Teoria e prática em psicomotricidade. Edição do Autor, Curitiba, 2004. 2. Palco Iluminado: 10 anos de história do festival de teatro de Curitiba. Editora da UFPR, Curitiba, 2005. 3. A Produção de Textos nas séries iniciais: desenvolvendo as competências da escrita. WAK Editora, 2005. 4. Práticas de alfabetização e letramento. Editora Cortez, São Paulo, 2006. 5. Teoria e prática em psicomotricidade: jogos, atividades lúdicas, expressão corporal e brincadeiras infantis, V.II, WAK Editora, Rio de Janeiro, 2006. 6. Transposição didática: por onde começar? Editora Cortez, São Paulo, 2006. 7. Ler, escrever e pensar: práticas de produção de textos a partir do hipertexto e da intertextualidade. WAK Editora, Rio de Janeiro, 2007. 8. E quando os filhos não podem ser aquilo que os pais sonharam? Pró-Infanti Editora, Curitiba, 2008. 9. Azul-banana. Autores Associados, São Paulo, 2008.10. Desenvolvimento da escrita. WAK Editora, Rio de Janeiro, 2008.11. Construção de ambientes educativos para a inclusão. Pró-Infanti Editora, Curitiba, 2008.12. Práticas de leituras para neoleitores. Pró-Infanti Editora, Curitiba, 2008.13. Um Buraco no Meio do Céu. Pró-Infanti Editora, Curitiba, 2008.14. Para Sempre. Pró-Infanti Editora, Curitiba, 2008.15. Eu Me Chamo Pedro. Você Me Chama Baleia. Pró-Infanti Editora, Curitiba, 2008.16. Para Lua Um Quarto. Paro o Sol Meio-dia. Pró-Infanti Editora, Curitiba, 2008.17. Psicomotricidade: Práticas para a sala de aula. Pró-Infanti Editora, Curitiba, 2009.18. Dificuldades de Aprendizagem em Leitura e Escrita. Pró-Infanti Editora, Curitiba, 2009.19. O Colchão de Noiva . Editora Cortez, São Paulo, 2009.20. Na Casa da Tia Maria. WAK Editora, Rio de Janeiro,2009.A SME convidou os professores da rede estadual de ensino, APAE e PETI para participarem da capacitação.Major Vieira, outubro de 2009.