Cancelamento do Festival de Dança e da Copa Primavera de Futebol de Areia estão entre as medidas de prevenção ao risco de transmissão da Gripe
TRÊS BARRAS – Estão suspensos por tempo indeterminado todos os eventos esportivos e culturais no município de Três Barras. A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira (16), pelo prefeito Elói José Quege e está amparada na Normativa Municipal 004/2009 do dia 11 de setembro que visa intensificar as medidas de redução dos riscos de transmissão do vírus da Gripe A (H1N1). O prefeito esclarece que a suspensão atinge também todas as atividades que ocasionem o acumulo de pessoas em um determinado local, seja ele a céu aberto ou fechado. Com a decisão, o Festival Municipal de Dança foi novamente cancelado. A princípio, o evento aconteceria no mês de setembro. Depois, foi transferido para o início do mês de outubro e, agora, adiado. “Vamos estudar uma nova data para o Festival de Dança. De momento, posso apenas garantir que ele não será realizado num período de 30 dias”, explicou Quege. Outros eventos suspensos foram a Copa Primavera de Futebol de Areia/ 26ª SDR, que estava acontecendo na sede do município e também a Copa São Cristóvão de Futebol de Areia. Apenas uma rodada havia sido disputada até o momento nas duas competições. Anteriormente, a prefeitura de Três Barras já tinha cancelado o Desfile Cívico do dia 7 de setembro como ação preventiva e de controle ao vírus da Gripe A. O município de Três Barras registrou até o momento 32 casos suspeitos de pessoas com a Influenza A. Uma morte, já confirmada, foi ocasionada pelo vírus H1N1 e outra está sob investigação da equipe epidemiológica. O resultado deve ser divulgado nos próximos dias. “Não queremos alardear, mas sim, conscientizar as pessoas sobre a importância das medidas preventivas e também contar com a participação de toda a comunidade neste momento para que se evite a propagação da doença”, concluiu o prefeito.Na tarde desta quarta-feira (16), a secretária municipal de Saúde, Raquel Cunher Vieira promoveu um encontro com os profissionais ligados a pasta de Saúde, da Fundação Hospitalar de Três Barras e representantes da 26ª Gerência Regional de Saúde. Em pauta, assuntos relacionados às condutas e outras ações de combate que serão colocadas em prática na seqüência dos dias.
Outros pontos da Normativa 004/2009:· Todas as Unidades de Saúde, Hospitais e Escolas Municipais deverão afastar funcionárias e alunas gestantes, devido ao risco que as mesmas apresentam por seu estado imunodeprimido;· Todas as Unidades de Saúde e Escolas Municipais deverão tomar as seguintes medidas:– Possuir em todas as salas papel toalha, copos descartáveis, álcool glicerinado 70%;– Não utilizar os bebedouros públicos;– Todas as profissionais da cozinha das escolas deverão utilizar máscara e luvas para realizar seus procedimentos;– Todos os funcionários das Unidades de Saúde deverão fazer uso das máscaras e demais EPI’s quando for necessário;– Cada Unidade de Saúde deverá se organizar para a realização do acolhimento e oferecimento das máscaras e informativos. * A Secretaria Municipal de Saúde sugere às empresas transportadoras, supermercados, lojas, farmácias e outros segmentos do comércio para que mantenha o ambiente interno ventilado e para que possuam um local apropriado para a higienização das mãos e que disponibilizem frascos contendo álcool glicerinado 70% para a assepsia das mesmas; * Comunica-se que a Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Saúde repassou orientações a todos os professores do município de Três Barras para que repassem aos alunos formas de prevenção a Influenza A (H1N1).
Fonte: Assessoria de Imprensa de Três Barras