O Secretário Regional de Canoinhas, acompanhado da diretora geral, Alcioni Kaikoski e de todos os gerentes da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas participaram nesta semana do 1º Ciclo de Seminários de Desenvolvimento Regional, que aconteceu em Joinville. O encontro que reuniu representantes de cinco Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDRs) começou na terça-feira (16), no Hotel Bourbon, em Joinville, com as palestras do diretor de Gestão da Descentralização, Túlio Tavares Santos; do secretário regional de Chapecó, Luciano Buligon; e do vice-prefeito de São Lourenço do Oeste, João Carlos Ecker. Na quarta-feira (17), dia de encerramento do evento, os participantes assistiram várias palestras com diversos temas, como: gestão documental, gestão de recursos humanos, sistema de tecnologia da informação, sistema de controle interno e ainda sistema de administração financeira e Tribunal de Contas. Todos os palestrantes reafirmaram a importância do processo de administração descentralizado do qual Santa Catarina é pioneira no Brasil. Os encontros têm como objetivo nivelar o conhecimento e proporcionar um espaço para troca de experiências entre as Secretarias de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina.
Prioridades da Região
O diretor de Gestão da Descentralização, Túlio Tavares Santos, explanou sobre a importância do Conselho de Desenvolvimento Regional não ser apenas um “balcão de pedidos”. “Os pleitos têm que ser discutidos. É no Conselho onde se definem quais serão as prioridades para a região”, afirmou. Segundo ele, nenhum convênio receberá aval para receber recursos se antes não tiver sido aprovado pelos membros do Comitê Temático e pelos conselheiros. Túlio ainda apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do (IBGE) que comprovam como a administração descentralizada contribuiu para a diminuição no processo de litorização em Santa Catarina.
Verka destaca sistema descentralizado do Governo
O Secretario regional de Canoinhas, Edmilson Verka que já foi vereador e vice-prefeito de Canoinhas, comentou que a região do Planalto Norte que, por diversos motivos era deixada de lado pelas administrações anteriores, cresceu com o processo da descentralização. “Agora nos recebemos investimentos da ordem de milhões de reais do Governo do Estado, diferentemente de administrações anteriores”. Verka disse que a descentralização vem dando muito certo em todo o território catarinense. “Graças ao empenho do governador Luiz Henrique, todas as regiões estão sendo beneficiadas com recursos da atual administração estadual”, destaca. A diretor geral da SDR de Canoinhas, Alcioni Kalikoski, destacou que depois da implantação das SDR´s em todas as regiões do estado, aconteceram muitas ações oriundas do processo de descentralização nos mais variados setores, seja na educação, saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e outros.
.
Conselho de Desenvolvimento Regional
O próximo encontro do Conselho de Desenvolvimento Regional de Canoinhas acontece na próxima quinta-feira (25), às 19 horas, no Município de Três Barras. Responsável pelo planejamento regional e definição das prioridades, o Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) é uma organização para atuar no apoio do desenvolvimento sustentável, articulando forças e lideranças locais e regionais. Este Conselho reúne-se mensalmente para discutir as prioridades dos municípios e é formado por membros natos (Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Prefeitos da região e Presidentes de Câmara de Vereadores da região) e por representantes da sociedade civil organizada.
—
Joaquim Fernandes Padilha
Assessor de Comunicação – 26a SDR Canoinhas – SC