"II rio Negro água limpa" mobiliza a população de Mafra e Rio Negro em ação ambiental
No próximo sábado, 27 de junho, a partir das 8 horas, acontece um mutirão para a limpeza do rio Negro – o "II rio Negro água limpa". Várias entidades vão promover a retirada do lixo do rio e conscientizar a população sobre a importância da conservação de um rio limpo, livre de poluição.
Parcerias
Esta ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Mafra e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Negro com o apoio do Grupo Canforeira, Polícia Militar (Rio Negro e Mafra), Corpo de Bombeiros (Rio Negro e Mafra), Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mafra e Rio Negro, Casan, Seluma, UNC, Defesa Civil (Rio Negro e Mafra), Ong Voz do Rio, UMAM, Ampasso, Policia Ambiental.
Limpeza
Para realizar esta ação, cada entidade vai colaborar de alguma forma, como a Casan que vai oferecer um caminhão e água potável aos participantes. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, vai percorrer a área com um barco, já a Polícia Militar faz a organização do trânsito dos caminhões e veículos no entorno da área. A Seluma participa com um caminhão compactador para o lixo, dois caminhões caçamba para a coleta de recicláveis, trezentos sacos de lixo de 100 litros, um automóvel Kombi para deslocamento do pessoal e 250 pares de luva. A Universidade do Contestado – UNC – levará alunos do curso de Ciências Biológicas e a uma equipe de enfermagem para atendimento. A Secretaria de Saúde de Mafra também vai deixar a disposição uma ambulância para o caso de acidentes.
População
Quem quiser participar como voluntário do II rio Negro água limpa deve ter mais de 18 anos e fazer sua inscrição, a partir do dia 22 de junho (segunda-feira) nas Prefeituras de Mafra (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente) e Rio Negro (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente).
No dia do evento, recomenda-se o uso de calçados fechados e calças compridas. O voluntário vai receber um par de luvas descartáveis para realizar a coleta de detritos do rio e um lanche durante a ação.
POLUIÇÂO
Materiais como garrafas pet, sacos e sacolas plásticas, embalagens, entre outros, contribuem para a proliferação de vetores como mosquitos, baratas e ratos. Além disso, o rio também serve como depósito de esgoto o que só agrava sua situação e isso tudo contribui para a disseminação de doenças entre os humanos. Sendo assim, a limpeza do rio é uma ação que beneficia o meio ambiente e a população local.
Serviço:
Ação: II rio Negro água limpa
Data: 27 de junho – sábado
Horário: das 8 às 14 horas
Local: concentração a partir das 7h30 na Praça do Expedicionário em Mafra (Correios).
Informações: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Mafra pelo telefone (47) 3641-4070.