You are currently viewing Com apoio da SDR Canoinhas, agricultores começam a desenvolver a vocação para o empreendorismo rural

Com apoio da SDR Canoinhas, agricultores começam a desenvolver a vocação para o empreendorismo rural

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O secretário regional de Canoinhas, Edmilson Verka, participou nesta quinta-feira (3), no auditório da Associação dos Servidores Municipais de Canoinhas – ASEMCA, da abertura do Programa Empreendedor Rural. O curso que é oferecido gratuitamente aos agricultores da região de Canoinhas é promovido Sindicato dos Produtores Rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com apoio da Secretaria Regional de Canoinhas – SDR. 

Empreendedorismo rural 

O curso que terá 136 horas/aula ou quatro meses de duração prevê a capacitação de agricultores de toda a região de Canoinhas. Segundo o secretário Edmilson Verka, que também preside do Sindicato dos Produtores Rurais o curso “Empreendedor Rural” é um dos mais avançados programas do agronegócio brasileiro implantado em Santa Catarina. Desenvolvido em âmbito nacional, tem como objetivo contribuir para o aumento da renda líquida dos produtores, além de elevar a qualidade de vida da população no meio rural.

Em Canoinhas participam alunos com idade superior a 18 anos, ensino médio completo, que atuam como produtores rurais ou pertencem à família do campo e dispostos a desenvolver o espírito empreendedor. “Com pessoas capacitadas para o empreendedorismo rural e trabalhando numa região com a vocação para o agronegócio, em breve seremos um importante pólo agrícola, a exemplo das regiões mais desenvolvidas do oeste catarinense”, disse Verka. 
 

Fases 

Segundo a instrutora Marinei Sabadin Balbinot, o curso prevê encontros semanais e o programa é desenvolvido através de fases. A Fase 1 envolve a gestão do conhecimento e desenvolvimento humano e elaboração de projetos. A Fase 2 busca criar “espírito de corpo” no grupo para a implantação dos projetos e a Fase 3 consiste no desenvolvimento de lideranças. Marilei disse que após a conclusão do curso o aluno terá uma nova visão do seu negócio, tratando a sua propriedade como uma empresa rural. O programa é acompanhado pelos supervisores regionais do Senar/SC.

 

Joaquim Fernandes Padilha
Assessor de Comunicação – 26a SDR Canoinhas – SC