O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – CREAS está promovendo a "Semana de Prevenção ao Abuso Sexual", que conta de palestras em escolas do município. O tema refere-se à data de 18 de maio, alusiva ao dia nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual.
O CREAS é vinculado à Prefeitura de Mafra, como órgão da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social. Atua em trabalhos de enfrentamento à violência contra crianças, adolescentes, idosos e pessoas com necessidades especiais. É Através de denúncias feitas ao Conselho Tutelar que as famílias são convidadas a participar do programa.
O Centro é composto por uma equipe técnica de Psicólogos e Assistente Sociais e disponibiliza atendimento às vítimas de violência com o intuito de acolher o indivíduo, identificar sua problemática, promover o resgate de direitos violados e retorno as suas atividades rotineiras.Além do atendimento psicossocial, o serviço compreende ações de prevenção.
O CREAS funciona na rua Manoel Severiano Maia , 284. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3642-7167.
Dia de Combate
Foi no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), que o "Crime Araceli" chocou o país. Uma menina de 8 anos foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. No ano de 2000 a data foi instituída pela Lei Federal nº 9970/00 como dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual.
"Todas as crianças têm direito à plenitude física, espiritual e social nas dignas condições de liberdade".
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Mafra