A Secretaria de Saúde de Canoinhas, apresentou na Secretaria Estadual de Saúde o Programa de Controle de Populações Animais de Canoinhas, sendo este escolhido para participar do XXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Experiências Exitosas no Sistema Único de Saúde – SUS.
O projeto foi elaborado pelo Médico Veterinário Edson Radünz, funcionário da Prefeitura Municipal de Canoinhas, o qual juntamente com a Secretária Telma Bley, colocou em funcionamento o programa de castrações de caninos e felinos, atualmente em funcionamento no Bairro Campo d’Água Verde, projeto este que está sendo apresentado em Brasília entre os dias 11 e 15 de maio de 2009.
Trata-se de um projeto piloto em Santa Catarina, o qual foi aprovado pelo Conselho de Medicina Veterinária, e tem como diferencial, em relação aos sistemas de controle de populações animais já existentes, o baixo custo de implantação e manutenção das atividades, justificada pela seqüência das ações, materiais e equipamentos utilizados e principalmente pela técnica cirúrgica adotada que permite que a cirurgia e a recuperação pós-operatória seja mais rápida e eficiente. A técnica do gancho, que é usada na realização da ováriohisteréctomia em cadelas e gatas, é a principal responsável pelas vantagens obtidas neste projeto.
Neste sistema não há necessidade de local específico para internamento, em função de que o animal é apanhado e levado para casa no mesmo dia, já que a técnica adotada (do gancho) permite uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida e eficiente que a tradicional.
Também devemos considerar o fato de que na grande maioria dos casos podemos perceber a satisfação dos proprietários por não haver a necessidade de afastarem-se por longo período de seus animais de estimação, além do bem estar animal proporcionado pela presença do seu dono durante o período de recuperação. Mais uma vez, o Setor de Saúde as Canoinhas sai na frente mostrando uma experiência que deu certo, tanto que o Veterinário Edson Radünz está sendo procurado por vários municípios do país para orientar sobre o programa.
O projeto se destacou entre os demais na capital federal, com isso, irá reapresentá-lo no Congresso Nacional de Epidemiologia em novembro deste ano.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Canoinhas