Com o objetivo de explorar com maior intensidade o turismo histórico e religioso na cidade de Três Barras, a prefeitura, por meio da Diretoria de Turismo estará elaborando nos próximos dias um projeto para a revitalização total da Gruta Santa Emídia. O local, um dos principais pontos turísticos de Três Barras, fica na comunidade do Tigre, distante cerca de 5 Km do centro da cidade. “A prefeitura fez, recentemente, a limpeza e a ornamentação da gruta.
Mas, como ela faz parte do roteiro do Contestado, queremos ampliar ainda mais as melhorias e fazer dela um local capaz de receber e chamar a atenção de visitantes de todo país”, afirmou a diretora de Turismo, Cléa da Silveira Xavier.
O projeto terá como base exemplos bem sucedidos de manutenção, revitalização e preservação ambiental de pontos turísticos desenvolvidos por alguns municípios da região e do Estado. Na terça-feira, 05, Cléa realizou visitas técnicas e colheu importantes informações nas cidades de Irani e de Matos Costa. “Queremos nos espelhar em bons exemplos e contar também com o apoio do Curso de Turismo da Universidade do Contestado de Canoinhas para que possamos construir o projeto e colocá-lo em execução o mais rápido possível”, explicou a diretora de Turismo.
Em Irani, Cléa foi recebida por Alessandra Sândi e Flavio de Melo, responsáveis, respectivamente, pelo Turismo e Cultura da cidade. Lá, ela conheceu o Museu do Contestado e os locais onde ocorreram a Batalha do Irani em 22 de outubro e 1912 e também onde está sepultado o monge José Maria. Já em Matos Costa, Cléa buscou junto ao secretário de Turismo José Adilson Cordeiro informações sobre o tombamento e a preservação ambiental de pontos turísticos e visitou locais de passagem do monge José Maria pela cidade no período da Guerra do Contestado.
Outros projetos
Está sob a apreciação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o projeto que prevê a restauração completa do antigo Cinema da madeireira Lumber. O cimena está localizado na área hoje pertencente ao Campo de Instrução Marechal Hermes. A obra, segundo Cléa, é de suma importância para o resgate histórico da cidade e da região pelo fato de o Cimena de Três Barras ter sido o terceiro inaugurado no Brasil. “Creio que ainda este ano teremos um sinal positivo para o início da restauração”, comentou.
A prefeitura deverá promover ainda este ano a reforma do Museu do Patrimônio Histórico de Três Barras. A idéia é recuperar a cor e os aspectos originais do prédio que no passado pertenceu a Rede Ferroviária Federal S.A.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Três Barras
Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP