Mafra (22/10/2008) – A Secretaria Regional de Mafra, por meio da Gerência de Educação, promoveu nesta quarta-feira (22) uma reunião com secretários e representantes da Educação dos municípios de Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo, na qual participaram também a gerente de Educação Maria Alcionete Neves Batista e a diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), Leonita Vieira Machado. O assunto em questão foi o Programa Santa Catarina Alfabetizada, sendo que foram tratadas de questões relativas à operacionalização e execução do programa nos municípios.
O mesmo tema foi tratado em reunião realizada segunda-feira (20) na Gered em São Bento do Sul, com a presença dos representantes de Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho. A gerente Maria Alcionete solicitou o engajamento dos secretários municipais, no que diz respeito ao levantamento e cadastramento, tanto dos analfabetos quanto das pessoas que vão participar do programa atuando como alfabetizadores.
O Estado de Santa Catarina tem se destacado no cenário nacional pela execução do Programa Santa Catarina Alfabetizada. O objetivo do programa é erradicar o analfabetismo no Estado e oportunizar a continuidade no processo de escolarização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não tiveram acesso ou permanência na Educação Básica, promovendo a inclusão de cerca de 225 mil catarinenses no mundo do conhecimento formal contribuindo para a ampliação da cidadania.
A criação do programa estadual, integrado ao programa federal, tornou possível estabelecer a meta de alfabetizar todos os cidadãos catarinenses maiores de 15 anos até 2010, sendo que a Secretaria da Educação vai desenvolver ações em três etapas. Como ponto de partida, pretende matricular em cursos de alfabetização, até o próximo ano, 80 mil pessoas; em 2009 mais 80 mil e, por fim, em 2010, 65 mil.
A população catarinense está sendo chamada a participar desse movimento para a erradicação do analfabetismo no Estado. As pessoas devem encaminhar seus parentes, amigos, conhecidos em geral, que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever, às escolas públicas mais próximas para cadastrá-los em turmas de alfabetização. A medida vai possibilitar o exercício constitucionalmente previsto do direito à educação por toda a vida, novas oportunidades de emprego pela qualificação adquirida e transformar Santa Catarina em um Estado de excelência na educação.
As inscrições vão de 15 de outubro até 14 de novembro, sendo que as aulas devem ter início ainda em novembro de 2008. Os horários das aulas são elaborados de acordo com as necessidades dos alunos. As pessoas interessadas devem procurar as escolas públicas mais próximas de sua casa, onde receberão mais informações. Também os professores que tenham interesse em atuar no programa como alfabetizadores podem procurar o Ceja, a Gered, ou a Secretaria da Educação de seu município.
Fonte : Secretaria de Estado de Des Reg Mafra