Vereadores são contra ampliação do presídio

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Moradores dos arredores reclamam da falta de segurança que o Presídio traz, em pleno centro da cidade.

No último dia 14 em Sessão na Câmara de Vereadores, a vereadora Teresinha Wisnievski, apresentou um projeto de lei contra a ampliação do Presídio Regional de Mafra e doação do terreno.

A realidade do presídio hoje não é nada boa, a população carcerária atual é de 303 detentos, sendo que 233 em ala fechada e 70 no semi-aberto. A ocupação hoje é de três vezes mais do que a capacidade.

Em Canoinhas deverá ser construído, ainda esse ano, um novo presídio, a UPA, Unidade Prisional Avançada, administrada pelo Presídio de Mafra, o que deve diminuir a população interna daqui, o local deve abrigar cerca de 100 detentos.

Em 2006 foi apresentado na Câmara o projeto de lei número 52, onde foi ratificada a área a ser doada pelo Governo do Estado, que seria apenas para construção de um novo muro, o que não implicaria no aumento de vagas.

Diante dessa colocação é requerida a doação dessa área para o Governo do Estado, sendo que a parte física, construída, do presídio é do Estado e o terreno é do município

Nesta data Teresinha pede a rejeição desse projeto de ampliação e doação do terreno, pois se isso acontecer o presídio não sairá mais daquele lugar.

Segundo a vereadora, muitas famílias estão à mercê de um “barril de pólvora”, os vizinhos reclamam muito e não conseguem ter paz morando ao lado de um local como este.  Muitas noites os moradores dos arredores nem dormem com os gritos dos detentos, sem contar a preocupação freqüente com fugas que podem acontecer.

A vereadora concorda que o presídio precisa de ampliação e que os detentos precisam de um lugar maior onde possam trabalhar e assim serem re-socializados, porém não neste local atual que é muito central. Isso tudo deveria ser feito em um local retirado, que até ofereceria mais recursos para os detentos e melhoraria a qualidade de vida da população em geral e o local atual poderia ser usado apenas para pequenos delitos.

Na reunião todos os vereadores presentes se manifestaram a favor do projeto apresentado pela vereadora Teresinha.

O jornal GAZETA DE RIOMAFRA, há vários anos vem cobrando das lideranças locais e estaduais para que o presídio saia daquela área central da cidade e que se construa então outro maior, que de condições aos presos de terem outras atividades inclusive produtivas.

 

Fonte: http://clickriomafra.com.br