O Colegiado de Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina se reuniu em Curitibanos nos dias 28 e 29 de agosto para, entre os assuntos, tratar de Movimento Econômico, programa Educação de Jovens e Adultos e XVI Ciclo de Estudos do TCE. O evento foi no hotel Gaboardi.
No primeiro dia da reunião os presentes discutiram o programa Com Nota Fiscal Vai Legal, com representante da Secretaria da Fazenda. Representantes do Sesi regional também tiveram espaço para falar da educação de jovens e adultos e de possíveis parcerias com as prefeituras. Na sequência a FECAM falou de portal das associações, transporte escolar, entre outros assuntos.
No período da tarde a reunião foi no museu da paz, em frei Rogério, um reduto de imigrantes japoneses que relembram a segunda guerra mundial com fotos, livros e depoimentos. Na oportunidade os participantes conheceram também o monumento do sino da paz, que lembra um origami de um pássaro e fica no alto de uma colina.
Durante a noite, em um jantar de confraternização foi lançada a nova versão do portal de municípios, tendo como primeiro portal o da AMURC, anfitriã do evento.
No segundo dia o presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Taió, Hugo Lembeck, juntamente com o diretor de Articulação Institucional, Celso Vedana apresentou a avaliação dos sete Encontros Regionais entre prefeitos e promotores de Justiça das Comarcas, realizados entre os meses de abril e junho deste ano. Lembeck destacou que o resultado foi bastante positivo, uma vez que os encontros objetivaram aproximar e estreitar o relacionamento entre municípios e MP e reduzir os conflitos existentes, muitas vezes transformados em Termos de Ajuste de Conduta, que os entes municipais têm dificuldade em cumprir.
O presidente da FECAM também relatou a reunião realizada com o MP no dia 26 de agosto, ocasião em que a entidade entregou uma proposta de agenda de atividades, listando assuntos específicos para serem tratados, separadamente, com cada uma das áreas dos Centros de Apoio Operacional do MP – Meio Ambiente, Consumidor, Moralidade Administrativa, Direitos Humanos Infância e Juventude e Ordem Tributária. Como resposta, no próximo dia 08, o Ministério Público se reunirá com os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional para debater cada questão apresentada pela FECAM e uma nova reunião será marcada.
Artigos Científicos
Ainda na reunião, a coordenadora da Assessoria de Comunicação e Marketing da FECAM, Regina Berria, falou do I Concurso de Artigos Científicos para o estado de Santa Catarina, uma iniciativa da FECAM, Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e a Editora Fórum.
O público alvo são pessoas com ensino superior completo ou estudantes com o curso superior em andamento. Cada autor poderá ter, no máximo, dois artigos aprovados para publicação e apenas um desses para apresentação oral. Cada artigo poderá ter até dois autores. As inscrições estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.egem.org.br.
Com informações da FECAM