Na última segunda-feira (14), foi realizada, na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE uma reunião de trabalho para avaliar e dar sequência ao Programa Planorte Leite. Estavam presentes representantes da Epagri de Mafra, Canoinhas e Florianópolis; Cidasc; UnC; IFSC; Clafemav; Território da Cidadania; Clafporto; Sisclaf-Plan; prefeitura de Canoinhas e AMPLANORTE.
O grupo discutiu alguns pontos cruciais para dar andamento ao Programa, que foi lançado em um Seminário em Canoinhas no dia 23 de maio e reuniu mais de 650 pessoas, entre políticos, agricultores e entidades representativas.
Foram criados cinco grupos de trabalho dentro do grande grupo para que todos os setores que abrangem o Programa sejam beneficiados e estejam amparados. Um dos grupos vai ficar responsável por elaborar projetos para a captação de recursos; outro grupo cuidará da parte clínica, da certificação sanitária das propriedades, inseminação artificial, assistência técnica e outros fatores que envolvem diretamente os agricultores e os animais; um terceiro grupo fica responsável pelo item motivação, organização e bem estar das famílias; um quarto tratará do uso alternativo de energia elétrica para as propriedades leiteiras e o último grupo atentará para equipamentos e infraestrutura. Também será realizado um estudo para diagnosticar produção e mercado.
O programa Planorte Leite visa propiciar o desenvolvimento regional integrado e sustentável do Planalto Norte por meio do fomento da cadeia produtiva do leite. Algumas ações devem começar a ganhar corpo com a formação destes grupos de trabalho, que formularão propostas de como executar algumas das metas do programa.